A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária, por meio do Núcleo de Imunização, realizou no dia 17 de setembro, por videoconferência, reunião técnica sobre a vacinação contra covid-19 de adolescentes de 12 a 17 anos. Participaram do evento as referências técnicas de imunização e referências da Atenção Primária à Saúde dos 25 municípios da jurisdição da GRS Januária.

O objetivo do evento foi alinhar as informações dispostas na Nota Técnica 01/2021/SECOVID/MS do Ministério da Saúde, que revisou as recomendações da vacinação contra a covid-19 para o grupo de adolescentes de 12 a 17 anos.

Divulgação

A nota técnica informa que para esse grupo a vacinação passaria a contemplar, apenas, os jovens que tivessem comorbidades, deficiências e privados de liberdade, contrário ao que já preconizava a nota Técnica anteriormente emitida Nº 36/2021-SECOVID/MS, onde o público de adolescentes de 12 a 17 anos poderiam ser vacinados de forma geral (com ou sem comorbidades).

Contudo, o posicionamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a vacina para ser aplicada em todo o grupo (adolescentes de 12 a 17 com ou sem Comorbidades) e garantiu que a vacina é segura, dentre outras observações como a melhoria do cenário epidemiológico com queda no número de casos e de mortes, conforme expresso em nota por essa instituição.

Neste contexto, houve também o posicionamento da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM) que foi desfavorável sobre a suspensão da aplicação da vacina por parte do Ministério da Saúde, por verificar não ser clara e não ter sustentação a nova Nota.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) também se posicionou não ser contrária à vacinação de adolescentes com ou sem comorbidades.

Diante desses fatos, a Regional de Januária reforçou aos municípios que permanecem em vigor as orientações previstas na Deliberação CIB-SUS/MG Nº 3.508, de 3 de setembro de 2021, que aprova o uso do imunizante da Pfizer para vacinação contra covid-19 de todos os adolescentes de 12 a 17 anos, bem como para dose de reforço no Estado de Minas Gerais.

A referência técnica de Imunização da GRS Januária, Iolanda Santos Vieira, relatou que “a reunião foi muito importante nesse momento, tendo em vista que as orientações sobre a vacinação contra covid-19 sofrem mudanças e portanto, as referências técnicas necessitam de informações e orientações.

Ela finalizou: “Depois que a Coordenação Estadual informou que permaneciam as orientações anteriores aprovadas pela Deliberação 3508 CIB/SUS, mantendo a vacinação no estado para adolescentes de 12 a 17 anos e a dose de reforço, ficamos todos mais aliviados para planejamento das ações, pois muitos municípios estavam preocupados especialmente com perdas de doses.”

Por Giuliana Dias Luz