Saude em rede 01

No mês de junho, representantes dos municípios de Itabirito, Mariana e Ouro Preto participaram da primeira onda de expansão do Projeto Saúde em Rede. O Projeto consiste em estruturar a Rede de Atenção à Saúde no estado de Minas Gerais por meio da reorganização de processos de trabalho da Atenção Primária à Saúde e da Atenção Ambulatorial Especializada, na linha de cuidado prioritária materno infantil.

O Projeto Saúde em Rede prevê oficinas de formação de tutores pelas analistas regionais, referências técnicas da Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH), com o apoio dos analistas da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Nas primeiras oficinas tutoriais, realizadas na microrregião de Ouro Preto, as analistas regionais também estiverem presentes apoiando os trabalhos.
A primeira onda de expansão do projeto prevê a participação de 142 municípios do estado de Minas Gerais. Em cada município, há a participação de uma unidade de saúde da Atenção Primária denominada de Unidade Laboratório. Nesta unidade laboratório todos os trabalhadores em saúde, desde à portaria até médicos, enfermeiros, gerentes e outros profissionais são integrantes.

“Promover a reorganização e reestruturação da Rede de Atenção à Saúde com o objetivo de atender melhor seus usuários, consultas especializadas mais resolutivas com menos fila para atendimento, maior satisfação do usuário, menor número de internações hospitalares e utilização mais eficiente dos recursos empregados na saúde são alguns dos resultados a serem alcançados pelo projeto”, explica Marina Dayrel, Assessora da Coordenação de Atenção à Saúde e Analista Regional do Projeto saúde em rede na SRS-BH.

O Projeto Saúde em Rede também visa fortalecer as referências responsáveis pelos usuários da Linha Materno Infantil. O fortalecimento da rede faz com que os usuários sejam devidamente acompanhados pelo Centro Estadual de Atenção Especializada em compartilhamento ao cuidado longitudinal e pela equipe de saúde da atenção primária municipal de referência. As problematizações são discutidas por toda equipe e transformadas em ações presentes no Plano de Ação Municipal do Saúde em Rede, que será monitorado durante todo o andamento do Projeto.

Maídila Sales de Mello, referência materno infantil da Coordenação de Atenção à Saúde e analista regional do Projeto Saúde em Rede, afirma que o Projeto é essencial para a melhoria da assistência e da qualidade de atendimento ao usuário. “Fazer parte da reestruturação da Rede de Atenção à Saúde na microrregião de Ouro Preto, fortalecendo o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) como ordenadora do cuidado é gratificante, além de ser algo de grande importância para o melhor funcionamento da Rede resultando em muitos benefícios para os municípios que participam” afirmou.

Por enquanto apenas os municípios da microrregião de Ouro Preto estão participando do projeto que ainda está em sua primeira fase em um total de oito ciclos. No futuro o projeto também será expandido para as outras microrregiões dos municípios que compõem a SRS-BH.

Para outras regiões do estado o Projeto Saúde em Rede contará com mais duas ondas de Expansão de forma que todos os 853 municípios de Minas Gerais sejam contemplados. Crédito: Divulgação

Por Alessandra Maximiano

Enviar para impressão