A Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS) está intensificando a mobilização das secretarias municipais de saúde das localidades que integram a sua área de atuação e que possuem unidades prisionais, no sentido de acelerar a vacinação de servidores do sistema prisional bem como as pessoas privadas de liberdade. O trabalho toma como base o fato de que no dia 6 de julho a região ampliada de saúde do Norte de Minas recebeu 17 mil 855 doses de vacinas Janssen, fabricadas pela multinacional norte-americana Jhonson & Jhonson, para contemplar a imunização de todos os trabalhadores que atuam no sistema prisional e as pessoas privadas de liberdade.

A referência técnica da SRS de Montes Claros, Marta Raquel Mendes Vieira explica que a Nota Técnica 27, repassada pela SES-MG aos municípios, define que as vacinas da Janssem, que são de dose única, deverão contemplar a imunização além dos servidores do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade; 18,55% da população na faixa etária de 55 a 59 anos; 4% dos trabalhadores de indústrias; 11,5% dos caminhoneiros e 100% dos trabalhadores dos sistemas metroviário e ferroviário.
“Vacinar servidores do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade é uma das prioridades do Programa Nacional de Imunizações, pois elas estão num ambiente muitas vezes pouco ventilado, que envolve aglomerações, com dificuldade de garantir o distanciamento social e a realização de práticas de higiene pessoal. Tudo isso pode ter como consequência a contaminação pelo coronavírus e a vacinação reduz as possibilidade de ocorrência de surtos da covid-19, o que pode colocar em risco a saúde de um grande contingente de pessoas”, observa Marta Vieira.
De acordo com resultado preliminar de levantamento que está sendo realizado pela Superintendência Regional de Saúde, dos nove municípios que possuem unidades prisionais Francisco Sá, Porteirinha, Rio Pardo de Minas e Salinas informaram que já concluíram a vacinação da população privada de liberdade e servidores do sistema prisional. O município de Montes Claros realizou a vacinação de parte desse público, exceto nos adolescentes do sistema socioeducativo. Por outro lado, dois municípios ainda não iniciaram a vacinação: Monte Azul e Taiobeiras. Já as secretarias de saúde de Bocaiúva e Janaúba não repassaram informações.
DISTRIBUIÇÃO
Para os 54 municípios que integram a SRS de Montes Claros, no dia 6 de julho foram entregues 12 mil 675 doses de vacinas da Janssen. As localidades contempladas com a maior quantidade de doses foram: Montes Claros (5 mil 175); Francisco Sá (915); Bocaiúva (685);  Salinas (485); Porteirinha (425); Taiobeiras (370); Rio Pardo de Minas (325); Espinosa (320); Monte Azul (310); Capitão Enéas (255) e Coração de Jesus (225).
Para 25 municípios que integram a Gerência Regional de Saúde de Januária foram repassadas 3 mil 385 doses de vacinas da Janssen. As localidades que receberam maior quantidade foram: Januária (645); São Francisco (475); Manga (355); São João da Ponte (315); Itacarambi (225) e Brasília de Minas (210).
Para sete municípios da GRS de Pirapora foram entregues 1 mil 795 doses de vacinas da Janssen. O repasse de maiores quantitativos foi destinado a Pirapora (920 doses); Várzea da Palma (509) e Buritizeiro (177).

Por Pedro Ricardo

Enviar para impressão