00001

 

O Hospital Júlia Kubstichek (HJK) lançou um protocolo com o objetivo de normatizar a Posição Prona,  técnica que vem sendo utilizada no tratamento da insuficiência respiratória aguda causada por covid-19.  A Posição Prona, que há muito tempo já é adotada  para tratar doentes críticos que evoluem para a Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA), passou a ser aplicada em pacientes com coronavírus e vem apresentando bons resultados.

De acordo com a fisioterapeuta respiratória do HJK Érika Pereira Inácio, o protocolo orienta a prática segura da pronação em pacientes adultos que estão em ventilação espontânea ou invasiva, com suspeita ou confirmação de covid-19.  “A posição prona favorece a homogeneização da ventilação pulmonar, melhorando o equilíbrio entre a ventilação e a perfusão dos pulmões e o débito cardíaco. O resultado é uma oxigenação melhor e uma diminuição na taxa de mortalidade”, afirma.

Para a utilização da técnica, são necessários cuidados adicionais, o que requer uma equipe qualificada, geralmente composta por médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Cada membro fica responsável por conferir suas atribuições antes, durante e após o procedimento, que dura de 16 a 24 horas.

“Usamos a técnica de envelopamento na pronação. Testamos outras, mas esta foi considerada a mais prática e de fácil execução e segurança pela equipe da unidade. Por isso, optamos por padronizá-la no protocolo”, conta Érika. 

A fisioterapeuta pneumo funcional Viviane Antunes dos Reis explica que o procedimento consiste em formar um envelope em volta do paciente, utilizando dois lençóis, e realizar a manobra de forma que ele fique posicionado de barriga para baixo e o tubo de ventilação permaneça livre.

O Procedimento Sistêmico (PRS) faz parte de uma série de protocolos que serão lançados pelo HJK com o objetivo de padronizar as condutas do novo CTI, inaugurado em janeiro. “Normatizando as ações, damos mais segurança aos profissionais na hora de realizar as manobras”, conclui Érika Inácio.

Por Aline Castro Alves

Enviar para impressão