O Governo de Minas tem investido em proporcionar serviços, informações e plataformas de saúde. Durante a pandemia, esse movimento, denominado e-saúde, foi fortalecido inclusive pela divulgação de serviços já existentes.

Aplicativo oficial do Governo de Minas, o MG App-Cidadão disponibiliza diversos serviços e variadas informações para a população mineira para proporcionar maior facilidade, assertividade e economia tanto para o cidadão quanto para os órgãos públicos. Com diretrizes estabelecidas pela Subsecretaria de Governança Eletrônica da Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag), serviços e informações de saúde também estão acessíveis por meio do portal cidadao.mg.gov.br e do próprio app.

Entre serviços como informações sobre covid-19 e unidades de saúde, destacam-se aqueles relacionados à Farmácia de Minas. Tendo como referência o acesso sobre o tema medicamentos no portal da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) www.saude.mg.gov.br, pode-se notar a relevância do acesso ao serviço para a população mineira.

Créditos: Leandro Heringer

Informações sobre ações da Superintendência de Assistência Farmacêutica (SAF) e como obter medicamentos estão entre os temas mais acessados no portal da SES-MG (www.saude.mg.gov.br). Segundo a ferramenta Google Analytics, dos 15 principais acessos, 3 são referentes ao tema “medicamentos”. Em 2019, quatro dos 10 mais acessados endereços eletrônicos do portal da SES-MG foram relativos à Assistência Farmacêutica, totalizando 481.674 acessos. Em 2020, as páginas relacionadas a medicamentos no portal da SES-MG tiveram 483.122 acessos. O tema foi menos acessado apenas do que informações relativas à pandemia.

Pelo aplicativo ou pelo portal cidadao.mg.gov.br é possível verificar a relação de medicamentos fornecidos em Minas Gerais, consultar o andamento da solicitação e a disponibilidade dos fármacos. Para os usuários da unidade da Farmácia de Minas Gerais de Belo Horizonte, também é possível o agendamento para abertura de solicitação de medicamento especializado.

Moradora da capital mineira, Camila Mendes busca o medicamento para a mãe, usuária da unidade da Farmácia de Minas de Belo Horizonte. Ela ressalta a facilidade do acesso ao site e à informação. “O site é tranquilo, vemos a disponibilidade do medicamento na data agendada antes de sair. Achei excelente! Facilita a informação e é fácil de acessar.

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) da equipe da Coordenação da Qualidade e Gestão da Informação da SAF, Leonardo Verona, destaca o número significativo de acessos aos serviços da Assistência Farmacêutica no MG app. Em 2020, tivemos em média 56.558 acessos por mês e até maio deste ano a média de acessos mensais estava em 62.670. Verona cita algumas das vantagens do serviço on-line. “Esses serviços e informações são importantes para que os usuários da Assistência Farmacêutica tenham acesso rápido e atualizado à informação. Também ajuda a evitar que os usuários se desloquem para a Farmácia desnecessariamente”.

Nesse contexto, destaca-se a relevância do aplicativo MG APP para unidade da Farmácia de Minas da Unidade regional de Belo Horizonte, que atende cerca de 50 mil usuários mensalmente tanto da região de Belo Horizonte quanto de outros municípios. “Esses serviços e informações disponibilizados por meio do aplicativo são muito importantes para que a população usuária do serviço tenha acesso rápido e atualizado à informação. O aplicativo é mais um dos meios de informação à população sobre a Farmácia, pois também disponibilizamos mensagem no APP quando há alguma informação que julgamos importante para ser divulgada à população usuária da Farmácia”, afirma a coordenadora da unidade, Patrícia de Oliveira. O acesso ao aplicativo também favorece a gestão e programação do atendimento para usuários que irão realizar a solicitação dos medicamentos, por meio da disponibilidade da função de agendamento deste serviço. “Dessa forma, o App contribui para a comodidade do usuário que será atendido em dia e horário agendado”, destaca a coordenadora da unidade de Belo Horizonte

MG App

Servidora da Seplag e EPPGG, Polyana Rodrigues salienta que os serviços da Farmácia de Minas, disponibilizados no aplicativo, representam maior comodidade aos cidadãos mineiros, que dispõem de um mecanismo simples e seguro para solicitar e consultar a disponibilidade de fármacos no estado. “Destaca-se ainda, os esforços recentes de garantir uma maior segurança dos dados pessoais no aplicativo, o que reforça assim a confiabilidade da informação prestada e celeridade dos serviços.”

Com cerca de 15 milhões de acessos em 2020, o MG App possui mais de 1 milhão de usuários cadastrados no sistema. “Contamos, hoje, com mais de 70 serviços disponibilizados no aplicativo, fruto do trabalho do Governo de Minas com o intuito de facilitar a vida do cidadão e proporcionar acessos cada vez mais fáceis em poucos cliques”, pontua o diretor Central de Atendimento Eletrônico da Seplag, Damião Rocha.

A atuação do Governo de Minas em plataformas digitais possui histórico com desenvolvimento de aplicativos e plataformas para contribuir com o acesso da população, assim como desenvolver a inclusão digital, como meta estabelecida pelo Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI). A experiência do usuário, inclusive, tem sido abordada pelo Laboratório de Inovação do Governo de Minas (LAB.mg), coordenado pela Seplag e pela Fundação João Pinheiro (FJP). Recentemente, a equipe apresentou o livro digital “Pesquisa de Experiência do Usuário – Aplicação na Gestão Pública”.

Papel da tecnologia durante a pandemia

No contexto da pandemia do novo coronavírus, a tecnologia exerce papel estratégico. No caso das funções do MG APP relativos à saúde, é possível verificar se o medicamento está disponível na Farmácia de Minas, a situação da solicitação referente ao insumo, bem como realizar agendamento. Também estão disponíveis informações fornecidas pela Fundação Hemominas a respeito do nível de estoque de sangue bem como agendamento de doação de sangue.

Aprimoramento

No último bimestre de 2020, foi realizada pesquisa com usuários e funcionários de unidades da Farmácia de Minas para verificar a percepção a respeito das ferramentas digitais disponibilizadas. O relatório apontou opiniões e sugestões para aprimoramento.

“Eu gostei muito! Hoje em dia, tudo é pela internet, pelo aplicativo, né? Não tem quase nada mais que a gente não resolva assim; então eu acho que tá tudo bem interessante. Acho que seria muito legal ter a opção de agendar a retirada do medicamento, mas no mais eu gostei bastante do aplicativo. Bem fácil de entender”, afirmou usuária participante da pesquisa.

“A opção de digitalizar documentação para o envio pelo aplicativo ou por e-mail. As pessoas do interior gastam muito tempo e dinheiro indo consultar com o médico em BH para retirar a nova documentação necessária”, sugeriu outro participante.

 

Como acessar os serviços

Todos os serviços disponibilizados pelo Governo de Minas em plataformas digitais estão apresentados no link http://planejamento.mg.gov.br/pagina/atendimento/canais-de-atendimento/canais-de-atendimento-ao-cidadao.

A respeito dos serviços relativos à Farmácia de Minas, o passo a passo de cada um está listado abaixo.

Consultar disponibilidade por meio do aplicativo MG APP

1º passo: acessar o aplicativo MG APP no seu celular ou acessar o site https://cidadao.mg.gov.br e realizar o login;
2º passo: no menu inicial, acessar a opção “Saúde”;

3º passo: acessar “Solicitar Medicamentos”;
4º passo: acessar a opção “Consulta Do Andamento Da Solicitação De Medicamento/Disponibilidade De Medicamentos”;
5º passo: a consulta pode ser realizada utilizando o CPF ou o CNS e a data de nascimento do paciente;
6º passo: após clicar em “busca”, o aplicativo/site irá listar todas as solicitações do paciente. O usuário deve selecionar o medicamento desejado, assim o aplicativo/site trará as principais informações sobre a solicitação;
7º passo: caso a solicitação seja deferida, para consultar a disponibilidade do medicamento em estoque, basta acessar o medicamento (como no 5º passo) e selecionar o campo “DISPONIBILIDADE”

Informações sobre medicamentos padronizados pelo SUS por meio do Aplicativo MG APP

1º passo: Baixar o aplicativo MG APP no seu celular, por meio do google play, apple store ou windows phone.
2º passo: Acessar o aplicativo MG APP no seu celular e realizar o login.
3º passo: Acessar o ícone "menu" na tela e acessar a opção "Saúde".

4º passo: acessar “Solicitar Medicamentos
5º passo: Acessar a opção "consulta medicamentos".
6º passo: Inserir o nome do princípio ativo do medicamento.

7º passo: Abrirá uma tela contendo opções de medicamentos com diferentes dosagens e formas farmacêuticas. Selecionar a opção que corresponde ao medicamento que deseja pesquisar.
8º passo: Inserir o município de residência do paciente.
9º passo: Clicar em Pesquisar

Será fornecida informação quanto ao fornecimento do medicamento pelo SUS em Minas Gerais

Solicitar Medicamentos Especializados

O serviço permite ao cidadão pertencente à Unidade Regional de Saúde de Belo Horizonte agendar o atendimento no Núcleo de Assistência Farmacêutica de Belo Horizonte (NAF/BH) para solicitar medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF).

1º passo: Baixar o aplicativo MG APP no seu celular, por meio do google play, apple store ou windows phone.
2º passo: Acessar o aplicativo MG APP no seu celular e realizar o login.
3º passo: Acessar o ícone "menu" na tela e acessar a opção "saúde".

4º passo: acessar “Solicitar Medicamentos

5º passo: Clicar em Medicamentos – Agendar abertura de solicitação de medicamento especializado (Regional de BH)
6º passo: Clicar em município, Belo Horizonte
7º passo: Clicar em Unidade - Farmácia de Todos

8º passo: Clicar no dia que estiver marcado em verde
9º passo: Escolher o horário clicando em cima da hora desejada
10º passo: Clicar em avançar

11º PASSO: Conferir dados pessoas e clicar em avançar

Por Leandro Heringer