A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) disponibilizou, no dia 20, a doze hospitais do Norte de Minas nova remessa de 3.375 medicamentos do kit intubação, que são utilizados também para tratamento de pessoas acometidas pela covid-19, internadas em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). As instituições têm a opção de retirar os medicamentos diretamente na Central da Rede de Frio da SES-MG, em Belo Horizonte, ou receber via Correios.

Crédito: Pedro Ricardo

Nas últimas quatro semanas, as instituições de saúde do Norte de Minas que integram a rede de referência no atendimento de pacientes com covid-19 já haviam recebido 11.830 medicamentos. O quantitativo disponibilizado para cada instituição toma como base dados fornecidos semanalmente pelos hospitais à Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros. Isso possibilita à SES-MG fazer o monitoramento das necessidades de apoio às instituições que não tem conseguido receber, com regularidade, medicamentos comercializados por empresas privadas.

Nesta remessa foram disponibilizadas 2.775 unidades de Artracúrio Besilato e 600 unidades de Fentanila. Em Montes Claros, as instituições contempladas são: Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro (1.200 unidades); Hospital Universitário Clemente de Faria (350); Hospital Aroldo Tourinho (325) e o Prontosocor (100 unidades).

As demais instituições do Norte de Minas que estão recebendo mais medicamentos desta remessa são: Hospital Municipal Senhora Santana, de Brasília de Minas (375 unidades); Hospital Municipal Dr. Gil Alves, de Bocaiúva (125); Hospital Municipal São Sebastião, de Mirabela (75); Hospital Regional de Janaúba (450);  Hospital Municipal Dr. Oswaldo Prediliano Santana, de Salinas (100); Hospital Municipal de Januária (25 unidades); Hospital Santo Antônio, de Taiobeiras (75) e Hospital Municipal de Francisco Sá (150).

Em memorando enviado neste mês aos dirigentes regionais de saúde e coordenadores do comitê de enfrentamento à covid-19, a Secretaria ressalta que os critérios para a distribuição de medicamentos do kit intubação foi pactuado com o Conselho de Secretários de Saúde de Minas Gerais (Cosems). A SES-MG observa que novas aquisições de medicamentos estão sendo planejadas de acordo com as oportunidades de mercado, mas reforça a necessidade de que os dirigentes dos hospitais mantenham as tentativas de prospecção de itens levando em conta a insuficiência e a indisponibilidade temporária de medicamentos.

Por Pedro Ricardo