A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni, por meio do Núcleo de Vigilância Sanitária (NUVISA), realizou, no dia 24/3, uma videoconferência, para falar sobre a Resolução nº 216 de 2004. O referido documento foi elaborado pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e regulamenta os procedimentos operacionais aplicados no setor alimentício a fim de garantir as condições higiênico-sanitárias dos alimentos.

A equipe da NUVISA explicou que as orientações contidas nesse documento devem ser aplicadas em todos os serviços de alimentação, com exceção dos lactários, das  unidades de Terapia de Nutrição Enteral (TNE), dos bancos de leite humano, das cozinhas dos estabelecimentos assistenciais de saúde e dos estabelecimentos industriais que, por sua vez, devem seguir orientações específicas.

Crédito: Déborah Goecking

A adequada higienização de equipamentos e utensílios, o controle de vetores e pragas nos estabelecimentos, o descarte apropriado dos resíduos, o manejo correto dos alimentos foram assuntos detalhados pela Referência Técnica da NUVISA da SRS Teófilo Otoni, José Geraldo Maia. “Todos esses procedimentos têm a finalidade de garantir a qualidade do produto final entregue para o consumidor”, afirma Maia.

Outra questão pontuada foi a importância de os fiscais sanitários orientarem os manipuladores de alimentos sobre o uso de equipamentos de proteção individual, como máscaras e álcool gel, como forma de diminuir a propagação da covid-19 dentro dos estabelecimentos.

O grupo salientou que o Manual de Boas Práticas e de Procedimentos Operacionais Padronizados nos serviços de alimentação devem estar acessíveis aos funcionários envolvidos e disponíveis à autoridade sanitária, quando requerido. A equipe enfatizou também que a responsabilidade pelas atividades de manipulação dos alimentos deve ser do proprietário ou do funcionário designado por ele, devidamente capacitado.

Por Déborah Ramos Goecking

Enviar para impressão