Diversos municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova já podem contar com o reforço de câmaras refrigeradas para auxiliar no processo de acondicionamento de imunobiológicos (soros e vacinas).

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) vem liberando tais equipamentos, conforme Deliberações CIB-SUS/MG nº 2.975, de 14 de agosto de 2019, e nº 3.207, de 14 de agosto de 2020, que aprovam o levantamento e a distribuição de câmaras refrigeradas para aprimorar as redes de frio locais, em relação ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), no âmbito do Estado de Minas Gerais.

Crédito: Regional de Ponte Nova

Até o momento, receberam os equipamentos os seguintes municípios: Pedra do Anta, Acaiaca, Dom Silvério, Guaraciaba, Rio Casca, Araponga, Canaã, Rio Doce, São José Goiabal, Jequeri e Raul Soares. Ainda há previsão de liberação para outros municípios vinculados à Regional.

Segundo o superintendente da SRS, Marcus Schittini, as câmaras visam melhorar o processo de logística e assegurar a qualidade e a segurança dos imunobiológicos, já que refrigeradores domésticos não são indicados para tais objetivos. “Dentre as vantagens dos novos equipamentos, podemos citar a manutenção da constância da temperatura, o sistema de alarme e a durabilidade da bateria que, em caso de pico de energia ou desligamento da rede, é capaz de manter a refrigeração por algumas horas, evitando perdas”, acrescentou.

A prefeita de Pedra do Anta, Sueli Sampaio, comemorou o recebimento de uma câmara com capacidade de armazenamento de 430L no dia 23/02, neste que é o primeiro convênio da atual gestão municipal celebrado com o Governo do Estado. “Agora, com a expectativa de receber um maior quantitativo de doses de vacinas contra a covid-19, além das vacinas de rotina, poderemos contar com essa câmara de alta qualidade em benefício da nossa população”, disse.

O município de Canaã também foi contemplado com uma câmara refrigerada em 26/02. O prefeito José Ivanir Duarte ressaltou as características da máquina, que oferece a mais alta tecnologia em refrigeração, com controle uniforme de temperatura. “Esse equipamento é muito importante, pois vai evitar a perda de doses de vacinas, já que manteremos a conservação dos imunobiológicos de forma adequada. Se faltar energia, por exemplo, a conservadora tem condições de manter o material armazenado sob a refrigeração correta por um determinado período de tempo”, destacou.

Por Tarsis Murad

Enviar para impressão