A assinatura do termo de adesão dos municípios pertencentes à Microrregião de Saúde de Januária e Manga aconteceu, de forma presencial e remota, na sede da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária, no dia 26/2.

O objetivo do evento foi o de apresentar o projeto Saúde em Rede aos dez municípios que foram contemplados nessa primeira fase de expansão do projeto e, também, realizar a assinatura do termo de acordo de cooperação entre o Estado e os Municípios.

Crédito: Flávia Malta

O projeto Saúde em Rede propõe a implementação da educação permanente em saúde voltada para o desenvolvimento de competências de conhecimento, habilidades e atitudes necessárias para a organização e qualificação dos processos assistenciais com intuito de ampliar as capacidades das equipes da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Ambulatorial Especializada para analisarem os processos de trabalho e reorganizá-los em busca do atendimento às necessidades de saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Participaram de forma remota, o secretário de estado de saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral; o secretário adjunto de estado de saúde, Marcelo Cabral; a consultora do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Marta de Oliveira Barreto; a superintendente de Educação e Pesquisa, Flávia Carvalho que representou a diretora da Escola de Saúde Pública, Jordana Costa Lima; o deputado estadual, Zé Reis; os demais prefeitos e gestores municipais de saúde dos municípios de abrangência da GRS/Januária.

A coordenadora e gestora do projeto, Raquel Guieiro, que participou presencialmente, detalhou as etapas e metodologias adotadas: “O projeto é uma política pública baseada em evidências de que na rede de Atenção à Saúde, a Atenção Primária, é responsável pela resolutividade de até 85% das condições de saúde. A proposta é identificar e fortalecer essa Atenção Primária à Saúde (APS) como ordenadora do cuidado para que ela opere de forma integrada com os níveis mais complexos. A princípio, o foco é na linha de cuidado materno-infantil e, a partir daí, serão organizadas outras linhas de cuidado também”, explicou.

A expansão do projeto acontecerá em três etapas com o objetivo de abranger todos os 853 municípios de Minas Gerais. Nessa primeira etapa de extensão, foram analisados os seguintes pontos, na escolha das microrregiões: restrição de trabalhadores nas Unidades Regionais de Saúde (URS’s);  existência do Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE); priorização das microrregiões participantes do Percurso Gerais – projeto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE-MG) que visa reduzir a vulnerabilidade social por meio da atuação nas regiões mais carentes do Estado de Minas Gerais – ; alcance de grande território de abrangência no Estado (mínimo de 14 microrregiões, 1 micro em cada macro) e adesão dos municípios.

A formação teórica-conceitual acontecerá no formato de Ensino à Distância (EAD), através de um curso auto instrucional, destinado a todos os profissionais da APS e Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) das microrregiões participantes.

O subsecretário de Políticas de Atenção à Saúde, Marcilio Dias Magalhães, que esteve presente, ressaltou que “é um projeto que nasceu da ideia de rever os processos de trabalho das Unidades de Saúde. Foi desenvolvido pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS) e pelo Hospital Israelita Albert Einstein com uma metodologia robusta. O projeto foi crescendo e pretende focar na qualidade dos serviços que estamos prestando ao cidadão, envolvendo todos os trabalhadores da saúde”, pontuou.

Crédito: Flávia Malta

Participaram presencialmente, também, a diretora da GRS/Januária, Ioná de Carvalho Lisboa; o presidente do Cosems Regional, Rafael Nunes De Andrade;  o secretário de administração do município de Manga, José Magalhães Chaves Júnior que representou o prefeito, Anastácio Guedes Saraiva; o prefeito do município de Januária, Maurício Almeida do Nascimento; a secretária municipal de saúde de Januária, Patrícia Ferreira Costa; a secretária municipal de saúde de Manga, Cassília Rodrigues De Souza.

Por Giuliana Dias Luz Batista