Os exames para detecção do coronavírus solicitados pelos 15 municípios da área de abrangência da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina passaram a ser realizados na Fundação Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro (Fiocruz-RJ), a partir do dia 17/2.

A parceria firmada entre a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Superintendência de Saúde de Juiz de Fora (SRS-JF), Fundação Ezequiel Dias (Funed), Fiocruz-RJ e GRS/Leopoldina foi anunciada pelo secretário de estado de saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, em coletiva ainda no início deste mês (12/2). Essa forma de trabalho irá dinamizar a análise das amostras de pacientes com suspeita de covid-19 por meio do exame RT-PCR (Reverse-Transcriptase Polymerase Chain Reaction).

Crédito: Regional de Leopoldina

As amostras serão coletadas nos municípios e direcionadas à GRS de Leopoldina, que fará o envio para a Regional de Saúde de Juiz de Fora, responsável pelo encaminhamento à Fiocruz-RJ. A medida é importante, pois diminui o tempo gasto com transporte até o laboratório no qual o exame é realizado. As amostras eram analisadas na Funed, em Belo Horizonte, mas por conta da proximidade geográfica, a realização dos exames no laboratório da Fiocruz-RJ torna mais célere a logística e, por consequência, a liberação dos resultados. Dessa forma, será possível o melhor diagnóstico da situação epidemiológica da região e atuação oportuna nas medidas de contenção da pandemia.

A referência técnica em covid-19 da GRS/Leopoldina, Ana Cláudia Lopes Marquez, destacou a importância dessa mudança reforçando que a “parceria irá gerar celeridade na liberação dos resultados de exames, que estarão prontos em 24 horas, permitindo que possamos atuar de forma ágil no processo de assistência à saúde do indivíduo infectado e adoção de medidas de controle da infecção”, finalizou.

Por Gustavo Santos Ribeiro