A força-tarefa integrada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMG), Gabinete Militar do Governador / Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e a Prefeitura de Coromandel apresentou, durante coletiva nesta terça (16/2), as medidas na cidade para o enfrentamento à covid-19.

As duas frentes de ações em Coromandel serão dedicadas à redução de casos e ao reforço da capacidade assistencial aos pacientes. Para diminuir o número de pessoas doentes pelo novo coronavírus, o secretário de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, disse que o distanciamento é uma das formas de reduzir o número de casos. “Ou nós temos um distanciamento mais efetivo, ou os casos vão seguir a ordem da epidemia, da transmissão do vírus e não o controle da gestão", afirmou.

Outra ação, é o reforço da capacidade assistencial. Em Minas Gerais, a SES-MG ampliou de 2.072 para 4.057 leitos de UTI e, de 11.625 para 20.878 leitos de enfermaria. A meta, do município e do estado, é buscar uma melhora assistencial a curto prazo. Uma forma rápida para ampliação de leitos, é a remoção de pacientes. Desde a semana passada, que o estado vem realizando as transferências. “Isso é de longe uma das ações mais efetivas quando nós temos pacientes graves. Ninguém consegue abrir leitos imediatamente”, explica o secretário, que ainda apontou que a SES-MG está em articulação com a secretaria da Presidência para ampliar a capacidade assistencial da região

Polícia Militar

Uma equipe de apoio assistencial e de planejamento da Polícia Militar, com médicos intensivista (1) e infectologista (1), enfermeiros (2), fisioterapeutas (2) e técnico de enfermagem chegaram à Coromandel nesta terça-feira (16/2). A equipe irá permanecer na cidade por 48 horas, sendo substituída por outra até a estabilização da crise

Além do apoio assistencial, a Polícia Militar também irá reforçar a fiscalização na cidade, já que no dia 15/2, a Prefeitura de Coromandel decretou “restrição provisória da circulação de pessoas” entre os dias 16 a 23/2, com barreira sanitária em todas as entradas e saídas do perímetro urbano da cidade. As ações da PM foram apresentadas pelo Coronel Caixeta durante a coletiva, “diante do decreto elaborado ontem, já fizemos um planejamento para reforçar o policiamento em Coromandel e apoiar a prefeitura em suas ações de distanciamento social. A Polícia Militar irá utilizar das sirenes, das viaturas e orientações via megafone para conscientizar as pessoas a ficarem em casa. Além do apoio nas barreiras sanitárias, que estão sendo montadas neste momento na cidade, para evitar a circulação das pessoas e por consequência a disseminação do vírus”.

Samu
A operação de transferência de pacientes com covid-19, da região Triângulo Norte, está sendo realizada também pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O Samu atuou com o apoio das ambulâncias em solo e tem realizado o trajeto do aeroporto aos hospitais; com a tripulação das aeronaves, fornecimento de insumos, medicamentos e equipamentos, além da disponibilização de uma equipe para fazer a desinfecção das aeronaves após os procedimentos.

Corpo de Bombeiros
Desde 8/2, o Corpo de Bombeiros também vem apoiando a SES-MG na transferência de pacientes das cidades de Coromandel e Monte Carmelo, através do empenho das aeronaves do Suporte Aéreo Avançado de Vida- SAAV-MG. Estão sendo usados helicópteros e avião com equipe médica do Samu e empresa terceirizada contratada, além de bombeiros preparados para resposta a desastres.
Foram mobilizados oficiais da Corporação para ajudar na montagem do Posto de Comando no Hospital e estabelecimento do Sistema de Comando de Operações para auxiliar no gerenciamento das ações envolvendo diversos órgãos e profissionais que atuam na resposta emergencial à região.
Está previsto um treinamento para que a Polícia Militar possa apoiar no transporte aéreo de pacientes covid-19, minimizando os riscos à saúde dos envolvidos. Também será providenciado o apoio na desinfecção das aeronaves utilizadas.
O Corpo de Bombeiros também mantém em nível Central junto a Sala de Situação da SES-MG, o acompanhamento dos dados relacionados ao novo coronavírus, para a construção de indicadores que auxiliem na tomada de decisão do Estado diante do cenário atual.
Gabinete Militar e Defesa Civil

Devido a sua competência na gestão de situações adversas, como desastres e situações de calamidade pública, o Gabinete Militar do Governador e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) também integram a força-tarefa em Coromandel, agregando o seu conhecimento ao planejamento e apoio operacional.

Segundo o chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador estadual de Defesa Civil (Cedec), coronel Osvaldo de Souza Marques, a Defesa Civil Estadual está atuando de forma integrada com outros órgãos, em especial com a SES-MG, para atender a população de Coromandel, “a Cedec oferece a sua experiência, em conjunto com demais órgãos e entidades envolvidos nesta força-tarefa, para a utilização da ferramenta chamada Sistema de Comando de Operações (SCO). A metodologia fundamenta-se na assessoria técnica no suporte às equipes de saúde empenhadas no local, para a instalação de um gabinete de gestão de crise e alocação eficiente e eficaz dos recursos disponíveis para um melhor atendimento à população”, detalhou o coronel.

Por Priscila Fuijiwara

Enviar para impressão