A Regional de Saúde de Leopoldina promoveu o segundo encontro, realizado na última quarta-feira (13/1), para operacionalização da campanha de vacinação contra a covid-19. Participaram do evento a equipe de imunização da regional, além dos gestores e responsáveis pela realização da atividade nos 15 municípios da região. A capacitação foi o desdobramento do encontro já realizado no ano passado, no dia 18/12, e faz parte de uma série de reuniões promovidas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) que visa orientar todos os municípios mineiros na promoção da imunização dos mineiros.

O encontro foi iniciado com a contextualização sobre o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19 elaborado pelo Ministério da Saúde (MS). Foram dadas orientações para a construção do plano de vacinação que deve ser elaborado por cada município. Esse planejamento deve contemplar alguns pontos fundamentais tais como: segurança para o armazenamento das doses; transporte e conservação dos imunobiológicos; logística de transporte; logística de vacinação, com destaque para a possível ampliação dos recursos humanos e estratégias para comunicação e mobilização da população para adesão à campanha.

Crédito: Marcus Ferreira

Em um segundo momento, foram repassadas informações aos profissionais dos municípios para a realização dos cadastros nos sistemas que serão usados para o registro da aplicação das vacinas. Os responsáveis pela imunização devem se cadastrar no Sistema de Cadastro de Permissão de Acesso (SCPA) que irá liberar o registro de dados no Módulo covid-19 do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) e funcionará como um banco de dados geral dos brasileiros vacinados contra a doença.

O gerente da regional de saúde de Leopoldina, Renan Guimarães de Oliveira, destacou a importância do momento e o protagonismo dos municípios na campanha de imunização. “Esse é mais um momento novo vivido por nós, neste contexto da covid-19. A campanha de vacinação é um momento muito esperado por nós. Os municípios são os atores essenciais neste momento, são os responsáveis pela condução dessa nova etapa”, frisou.

Por Gustavo Santos Ribeiro

Enviar para impressão