“Cuide-se no verão de 2021. Curta o verão 2022”. Este é o slogan da campanha publicitária lançada pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), para incentivar os mineiros a reduzir circulação em rodoviárias, aeroportos e estradas para evitar o contágio e, consequentemente, a sobrecarrega do Sistema Único de Saúde como consequência de viagens ao litoral. Afinal, o vírus não tirou férias e continua a circular.
A campanha foca na colaboração da sociedade para manter o isolamento social mesmo durante o verão, estação em que parte da população aproveita para viajar. O foco é estimular atitudes de responsabilidade durante o período, reforçando que a pandemia não acabou e novas oportunidades de lazer virão. A visão de longo prazo, mostra que é melhor perder as férias de 2021para manter a si e aos outros em segurança para desfrutar os verões futuros.
A campanha trabalhas cinco eixos estratégicos e tem como slogan O vírus não tira férias, o primeiro eixo ressalta que, neste verão, as férias não são prioridade. A visão é de que a saúde individual e coletiva resultam da aplicação dos protocolos sanitários, das medidas de prevenção de contágio que podem ser adotadas até em casos de viagens emergenciais. A quarentena de 14 dias é o foco para cuidas dos familiares, em especial os idosos.
Segundo o Secretário Adjunto de Saúde da SES-MG, Marcelo Cabral, a campanha é oportuna para somar esforços e ganhar tempo no enfrentamento à pandemia. “O que há de eficaz, até que venha a vacina - e ela está próxima - é manter o distanciamento adequado, usar máscara e as medidas de higiene constante das mãos,” reforçou Marcelo Cabral. Cuide-se no verão de 2021 para curtir o verão de 2022 opõe realidade e expectativa em uma mensagem de impacto e que chama o público a cumprir papel decisivo para os resultados futuros.


Comunicação e a SES-MG


Graças às ações de prevenção e combate à covid-19, Minas é o estado brasileiro com a menor taxa de mortalidade da doença por milhão de habitantes, de acordo com o Ministério da Saúde. A Comunicação tem desempenhado papel estratégico na interlocução entre a SES-MG e a população por meio de campanhas direcionadas à conscientizar e informar os mineiros.
As coletivas ( mais de 130 desde março do ano passado) e atendimentos diários às demandas de imprensa (uma média de 70, semanais) também são ferramentas de Comunicação que a SES-MG disponibiliza para atualizar, com transparência, o cidadão sobre o cenário da pandemia em Minas Gerais. Lives semanais, concessão de entrevistas para canais diversos e postagens em mídias sociais para atualizar os mineiros sobre entregas de insumos, ações de contingenciamento à pandemia e alterações no plano Minas Consciente também podem ser acompanhados pelos canas de comunicação da Secretaria.


Acesse nossos canais: www.saude.mg.gov.br, no instagram @saudemg, no Facebook saudemg, no twitter @saudemg e nos blogs coronavirus.saude.mg.gov.br/blog e blog.saude.mg.gov.br .

 

Por Carolina Ferreira

Enviar para impressão