O gerente regional de saúde de Leopoldina, Renan Guimarães de Oliveira, participou de um evento realizado pela Associação Comercial de Leopoldina (ACIL), na última quinta-feira (7/1), para analisar a situação da covid-19 no município. Participaram, também, do encontro os recém-empossados gestores municipais.

Durante o encontro, Renan Guimarães apresentou a situação assistencial e epidemiológica do município e da região, destacando a situação de alerta vivenciada nas últimas semanas, além de abordar o plano Minas Consciente – que permite a possibilidade de flexibilização das medidas de isolamento social de forma responsável embasada em critérios e dados epidemiológicos.

Crédito: Gustavo Santos Ribeiro

Também, destacou várias ações desenvolvidas pela Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) desde o início da pandemia. Foram ressaltadas: a criação do aplicativo Saúde Digital MG, uma plataforma na qual o cidadão recebe atendimento preliminar de forma remota, em caso de suspeita da covid-19 sem necessitar sair de casa; a elaboração do Plano de Contingência Macrorregional com o planejamento das ações a serem tomadas com o avanço da pandemia na cidade e municípios vizinhos; a cessão de uso de equipamentos para os hospitais, tais como ventiladores pulmonares, cardioversores e monitores multiparâmetros; distribuição de testes rápidos; logística no encaminhamento dos testes PCR aos laboratórios da FUNED e da UFJF, entre outras ações.

Além disso, Renan Guimarães destacou a importância do encontro: “Foi relevante poder esclarecer à ACIL detalhes do plano Minas Consciente, sua efetividade e importância quando bem administrado pelo executivo municipal, podendo ser adotado como medida de alerta para diminuição da circulação de pessoas e de aglomerações. Lembrando que, neste momento, nós precisamos restringir a circulação do novo Coronavírus para reduzir o impacto e a pressão epidemiológica e assistencial”, finalizou.

Por Gustavo Santos Ribeiro

Enviar para impressão