Iniciada no mês de março, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo foi prorrogada duas vezes pelo Ministério da Saúde, em 2020. Com o objetivo de ampliar ainda mais a cobertura, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) decidiu dar continuidade à campanha para a imunização indiscriminada do público prioritário, que são as pessoas com idade entre 20 e 49 anos, até essa sexta-feira, 20 de novembro.
Segundo a coordenadora estadual do Programa de Imunizações da SES-MG, Josianne Dias Gusmão, a vacinação contra o sarampo é realizada independentemente da situação vacinal das pessoas na faixa etária preconizada, ou seja, todos aqueles que se incluem neste público devem se vacinar. A meta é imunizar 95% do público prioritário.
“A cobertura atual, de 35%, está abaixo do ideal, principalmente, se levarmos em consideração o tempo de vigência da Campanha no estado. É essencial alertar as pessoas quanto à importância da vacinação contra o sarampo visto que a doença é grave e de alta transmissibilidade. Para evitar a circulação do vírus no estado é necessária a manutenção de altas e homogêneas coberturas vacinais e para isso é preciso que todos mantenham o cartão de vacina atualizado”, explica.
O vírus do sarampo circula no Brasil desde fevereiro de 2018. A doença que chegou a ser considera erradicada no país, acometeu 29.233 pessoas e levou 30 pessoas a óbito, segundo dados do Ministério da Saúde de março de 2020. Em Minas Gerais, já foram confirmados 21 casos da doença, este ano.
Se você faz parte do público prioritário e não se vacinou contra o sarampo, ainda está em tempo, basta procurar as unidades de saúde mais perto de casa e colocar a imunização em dia.
Multivacinação e Poliomielite
A Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes, menores de 15 anos de idade, e a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite também encerram nessa sexta. Ao todo, até o momento, já foram imunizadas mais de 765 mil crianças contra a doença, totalizando uma cobertura de 75,08%. A meta preconizada pelo Ministério para a imunização contra a Poliomielite é de 95%.
Josianne Gusmão reforça que a vacinação é a maneira mais eficaz e segura de prevenir diversas doenças. “Se as pessoas deixarem de se vacinar ficarão expostas às doenças. Por meio do Sistema Único de Saúde - SUS o Programa Nacional de Imunizações - PNI é referência internacional ao promover o acesso gratuito da população às vacinas, respeitando critérios e orientações da Organização Mundial da Saúde - OMS. As vacinas estão disponíveis e são gratuitas”, finalizou a coordenadora Estadual de Imunizações da SES-MG.

Por Míria César