A Gerência da Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina promoveu um encontro, por videoconferência, entre a gerência, a administração do Hospital de Cataguases e a Secretaria Municipal de Saúde do município. Durante a reunião, no mês de outubro (23/10), foi sinalizado o regresso da instituição, atualmente no Nível III para Hospital de Nível II, na Rede de Urgência e Emergência. A possibilidade de retomada segue para discussão e aprovação nas instâncias de deliberação e pactuação do Sistema Único de Saúde (SUS) na região. Essa mudança irá proporcionar a cobertura de mais serviços e trará benefícios para toda a população.

Durante a reunião o supervisor administrador do Hospital de Cataguases, Eleirmes Teixeira, confirmou a mudança. “Quando recebemos essa demanda, entramos em contato com o corpo clínico, para a realização de uma reunião. Foram convocados os médicos plantonistas de todas as especialidades e esclarecido todo o contexto do funcionamento da Rede de Urgência e Emergência. A mudança foi colocada em votação e foi aceita pelos presentes”, destacou.

Créditos: Prefeitura Municipal de Cataguases

O gerente da GRS/ Leopoldina, Renan Guimarães de Oliveira, destacou que o retorno da instituição para o Nível II traz melhorias para toda a região, pois o hospital volta a ser uma referência não só para a região de Leopoldina e Cataguases, mas também para região de Além Paraíba. Renan também destacou que a retomada é importante, pois garante a assistência de aproximadamente 200 mil habitantes.

Entenda a classificação

Dentro da Rede de Urgência e Emergência as unidades de atendimento são classificadas de acordo com as especialidades médicas oferecidas, serviços disponíveis e população atendida. No quadro abaixo, a diferenciação sobre Hospitais de Urgência Nível III e Nível II:

Hospitais de Urgência de Nível III

Hospitais de Urgência de Nível II

Hospital Microrregional de referência populacional acima de 100 mil habitantes.

Hospital Microrregional de referência populacional acima de 200 mil habitantes.

Plantão presencial 24 horas de dois médicos generalistas, sendo o segundo médico generalista que atenda criança, enfermeiro e equipe de técnicos e auxiliares de enfermagem ou um médico generalista e um médico pediatra, enfermeiro e equipe de técnicos e auxiliares de enfermagem.

Plantão presencial 24 horas de médico generalista, pediatra, cirurgião geral, traumatologista/ortopedista, gineco-obstetra, anestesista, enfermeiro e equipe de técnicos e auxiliares de enfermagem.

Plantão médico alcançável das especialidades: cirurgião geral, traumatologista/ortopedista, anestesista e gineco-obstetra.

Plantão médico alcançável da especialidade de neurologia, ainda que por
telemedicina de um Hospital Referência ao Acidente Vascular Cerebral Nível I da região.

Recursos tecnológicos presentes no hospital ou de forma contratualizada em outro estabelecimento de saúde: análises clínicas laboratoriais, eletrocardiografia, radiologia convencional, agência transfusional, sala de ressuscitação com RX móvel e ultrassonografia, bloco cirúrgico disponível para o Pronto-Socorro.

Recursos tecnológicos presentes no hospital ou de forma contratualizada em outro estabelecimento de saúde: análises clínicas laboratoriais, endoscopia digestiva, eletrocardiografia, radiologia convencional, agência transfusional, sala de ressuscitação com RX móvel e ultrassonografia, tomografia computadorizada, bloco cirúrgico disponível para o Pronto-Socorro e Terapia Intensiva Geral.

Fonte: Deliberação CIB-SUS/MG nº 2.933, de 17 de abril de 2019.

Por Gustavo Santos Ribeiro

Enviar para impressão