A Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV) promoveu, no dia 20/10, a última oficina virtual para elaboração do Plano Municipal de Contingências da Arboviroses 2020/2021. Os treinamentos contaram com a participação de gestores de saúde e de coordenadores da Vigilância Epidemiológica, Atenção Primária e de endemias de 51 municípios da região Macroleste.

Crédito: Frederico Bussinger

A proposta da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) é que tanto o plano estadual quanto os municipais auxiliem os municípios na definição de estratégias e ações a serem promovidas na prevenção, no enfrentamento e no controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre Chikungunya, Zika vírus e febre amarela. Além disso, a atualização dos planos municipais deve seguir várias etapas de trabalho e que deverão ser apresentadas na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) microrregional.

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEPI) da SRS-GV e condutora das oficinas, Nádia Pinheiro Ali, ressaltou a importância do plano e a necessidade de integração de todas as áreas de saúde municipal na execução das ações. “Mesmo em tempos de pandemia da covid-19, temos que nos preparar para o combate ao Aedes. Para tanto, quanto mais o município estiver organizado, delegar e promover o trabalho intersetorial, maior será o sucesso dessas ações no enfrentamento das arboviroses. Por isso, nosso objetivo com as oficinas foi o de fortalecer as equipes municipais de saúde para que possam realmente executar um trabalho que garanta um controle mais eficaz das arboviroses, evitando principalmente os óbitos”, enfatizou.

As oficinas tiveram a seguinte programação: “Apresentação da nova estrutura do Plano Municipal de Contingência das Arboviroses 2020/2021 e cronograma de ações” e “eixo de vigilância epidemiológica e laboratorial”, temas apresentados pela referência técnica em Arboviroses, Maria Aparecida Melo Martins. “Apresentação do diagrama de controle”, tema apresentado pelo representante do Setor de Endemias, Guilherme Freire. “Programação de insumos farmacêuticos”, apresentado pela farmacêutica, Maria Luiza Martins. “Eixo de comunicação social/ mobilização”, apresentado pelo assessor de comunicação social da SRS-GV, Frederico Bussinger.

A coordenadora municipal de epidemiologia de Itanhomi, Mayara Lopes de Paula Coelho, elogiou a iniciativa da SRS-GV. “A oficina foi muito rica e trouxe contribuições de vários profissionais, cada um especificando seu eixo correspondente, facilitando assim a compreensão e trazendo clareza para elaborarmos um plano de acordo com o solicitado que é bem mais completo e detalhado. Juntos conseguiremos elaborar um novo plano e colocá-lo em prática, minimizando assim um possível surto de arboviroses em nossas cidades”, finalizou a coordenadora municipal.

Por Frederico Bussinger

Enviar para impressão