O projeto-piloto Monitoramento COVID Esgotos aponta, em seu Boletim de Acompanhamento nº 19, divulgado nesta sexta-feira, 16 de outubro, forte queda na estimativa de pessoas contaminadas com o novo coronavírus em Belo Horizonte na mais recente semana de estudo. Segundo os pesquisadores, são estimadas em 110 mil pessoas infectadas na capital mineira no mais recente boletim, dado quase três vezes menor que na semana anterior do estudo.

O projeto-piloto Monitoramento COVID Esgotos é uma iniciativa conjunta da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto (INCT ETEs Sustentáveis/UFMG), em parceria com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

O novo dado aponta interrupção da tendência que vinha sendo apurada nas ultimas três semanas, que era de aumento do número de casos, que era de 380 mil, 220 mil e 60 mil infectados, respectivamente. Em julho, o patamar de pessoas infectadas pelo novo coronavírus chegou a ser estimado em 850 mil pessoas.

Na semana epidemiológica 41, todas as regiões monitoradas resultaram positivas para a detecção do novo coronavírus, tanto na bacia do Arrudas como na bacia do Onça, repetindo o que foi constatado na semana anterior.

“Ressalta-se que o comportamento observado nesta última semana é oposto ao das duas semanas precedentes, que vinham indicando uma nova tendência de aumento de população estimada, juntamente com o número de casos notificados e confirmados. Os resultados referentes às próximas semanas possibilitarão compreender melhor o cenário da circulação do vírus em Belo Horizonte”, afirmam os pesquisadores.

Os resultados das amostras de esgotos coletadas no período de 13 de abril a 09 de outubro de 2020 estão acessíveis no Painel Dinâmico Monitoramento Covid Esgotos (Dashboard), em https://www.ana.gov.br/panorama-dasaguas/qualidade-da-agua/monitoramento-covid. Link do Painel Dinâmico Monitoramento Covid Esgotos: https://bit.ly/dashboard_covid_esgotos

Clique aqui e acesse o Boletim de Acompanhamento Nº 19 - Monitoramento Covid Esgotos.

Por Jornalismo SES-MG