A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina promoveu um encontro, por videoconferência, entre a coordenação de Atenção à Saúde e a equipe de Saúde Mental da regional, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), os Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) e as coordenações de Atenção Primária dos 15 municípios da região. Durante a reunião, foram debatidas possibilidades para o aperfeiçoamento dos serviços e esclarecidos pontos que geravam dúvidas quanto à atuação de cada setor no atendimento aos usuários. Casos concretos foram relatados e discutidos para que as ações e atendimentos possam estar cada vez melhor.

Crédito: Regional de Saúde de Leopoldina

O coordenador de enfermagem do SAMU da Macrorregião Sudeste, Alessandro Teixeira Morais, ressaltou a importância da reunião. “Acredito que esse encontro será o primeiro de vários, precisamos evoluir para a construção de protocolos de atuação e realizações de treinamentos periódicos das equipes”, disse. Morais também pontuou ser fundamental a atuação preventiva, pois muitas dificuldades sociais, econômicas e financeiras têm sua origem em problemas relacionados à saúde mental.

A referência técnica de saúde mental da GRS de Leopoldina, Antônia Cristina Melo, destacou a relevância do encontro, “a reunião foi uma ótima oportunidade para sanar dúvidas, esclarecer sobre o funcionamento, regulamentos e normas além de estreitar relações entre os componentes da Rede de Apoio Psicossocial”.

A videoconferência foi encerrada com o compromisso da elaboração de um cronograma de novos encontros para a discussão dos protocolos de atendimento, realização de treinamentos e capacitações para a constante melhoria dos serviços prestados aos usuários do SUS.

Por Gustavo Santos Ribeiro

Enviar para impressão