A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio das Unidades Regionais de Saúde de Uberlândia e Ituiutaba, promoveu nos meses de agosto e setembro três reuniões virtuais com o segmento educacional da macrorregião Triângulo do Norte. Os encontros, apoiados pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde Minas Gerais, discutiram o cenário epidemiológico do estado, o Programa Minas Consciente e as diretrizes para a retomada das aulas.

Créditos: Lilian Cunha

As reuniões foram direcionadas para os diretores de escolas estaduais da área de abrangência da Superintendência Regional de Ensino de Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patrocínio, além dos secretários municipais de educação e diretores de escolas municipais que irão replicar o conteúdo em suas comunidades.

O superintendente regional de saúde de Uberlândia, Marcelo José Pires Ferreira, destaca o diferencial do projeto que está sendo desenvolvido na macrorregião. “O objetivo geral é levar informação qualificada sobre a pandemia do novo coronavírus no nosso território para formadores de opinião. A partir dos encontros, eles repassam o conhecimento para familiares, grupos de convívio e para a comunidade escolar. A ideia é que tenhamos uma redução na taxa de transmissão da doença e que as medidas de isolamento social sejam cumpridas”, disse o superintendente.

Projeto intersetorial

Até o momento, já foram realizadas sete reuniões, sendo uma com os servidores das regionais de saúde, uma com os conselhos municipais de saúde, uma envolvendo os presidentes das associações de bairro e a outra com os segmentos religiosos, além das três reuniões com a educação.

Ao todo, mais de 350 pessoas da comunidade foram mobilizadas. Uma das idealizadoras do projeto na regional de saúde de Uberlândia, Andréa Carvalho Maia Vieira Castro, afirma que ainda haverá novas reuniões e os desdobramentos estão sendo positivos. “Nas reuniões temos a oportunidade de ouvir as dificuldades que a população encontra no enfrentamento da doença, as dúvidas sobre transmissão, organização do sistema público de saúde, testes, tratamento, vacina. Esclarecemos os vieses de entendimento, nos aproximamos da realidade de cada localidade e trocamos experiências. Estamos felizes com os resultados, pois temos retorno que as reuniões com os segmentos da sociedade estão sendo replicadas e mobilizando cada vez mais pessoas para melhorarmos os índices da doença na nossa região”, concluiu.

Por Lilian Cunha