Não existe segurança do paciente sem a segurança do profissional de saúde. Esse é o tema da campanha para comemorar o Dia Mundial da Segurança do Paciente, em 17 de setembro - A Segurança do Trabalhador da Saúde: uma Prioridade para a Segurança do Paciente, proposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS), no ano da pandemia.

 Arte: Gustavo Fernando

“Sem dúvida este ano o Dia Mundial da Segurança do Paciente tem um significado especial para os profissionais da saúde. São muitos os desafios destes trabalhadores durante a pandemia, que trouxe sobrecarga de trabalho e também uma carga emocional importante de ser observada nas rotinas dos profissionais”, avalia o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.

De acordo com pesquisa do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), realizada este ano com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, 75% dos entrevistados afirmaram que a crise sanitária afetou seu trabalho não só em relação à dinâmica, mas também na introdução de novas tecnologias. “É essencial conciliar programas de capacitação de segurança do paciente aos programas para o trabalhador da saúde. Quanto mais o profissional está capacitado e protegido em seu ambiente de trabalho, mais seguro está, também, o paciente”, avalia o secretário.

A segurança do profissional de saúde é fundamental para a assistência segura. O ambiente desorganizado, que não oferece condições adequadas de atuação ou equipamentos de proteção impactam diretamente na qualidade da assistência aos pacientes. “Fadiga, stress emocional e desgaste podem levar a falhas e culminar em eventos adversos”, explica a coordenadora de Segurança do Paciente e Controle de Infecções da Diretoria de Vigilância em Serviços de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, (SES-MG), Nádia Campos Dutra.

Segundo Nádia, a SES-MG mantém programas de capacitação em Segurança do Paciente para as equipes de Vigilância Sanitária e hospitais do Estado, bem como avalia ações preventivas e corretivas adotadas pelos serviços de saúde frente às notificações de eventos, para que novos casos não ocorram.

Ao mostrar o quanto profissionais da saúde podem estar vulneráveis a riscos no cotidiano, a pandemia evidenciou como a saúde individual é parte de um sistema coletivo. E como o controle da covid-19 está intimamente ligado à padronização de procedimentos de segurança relativos ao profissional - sua correta paramentação com equipamentos de proteção individual, por exemplo - e o manejo do paciente, vê-se a necessidade de ações preventivas serem fortalecidas nesse momento.

SES-MG e as ações de Segurança do Paciente

  • Apoio aos serviços de saúde para a instituição do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), com orientações de como proceder frente às notificações de eventos adversos.
  • Monitoramento dos cadastros de NSP e das notificações de eventos adversos realizadas pelos serviços de saúde
  • Feedback de dados por meio do portal www.vigilancia.saude.mg.gov.br
  • Monitoramento de óbitos, com avaliação das ações preventivas e corretivas adotadas frente às notificações desses eventos
  • Capacitações sobre Segurança do Paciente para as equipes de Vigilância Sanitária e hospitais do estado
  • Estímulo aos hospitais com leitos de UTI a participarem da Avaliação Anual das Práticas de Segurança do Paciente
  • Atendimentos de demandas sobre Segurança do Paciente pelos canais de comunicação disponibilizados pela SES-MG.

Por Raquel Ayres