Dando suporte ao processo de descentralização das ações de Vigilância Sanitária (VISA), a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá capacitou profissionais dos municípios pertencentes à área de abrangência da regional para realizarem a inspeção em serviços de saúde, com ênfase em Unidades Básicas de Saúde (UBS´s). A ação, realizada no início deste mês (7/8) por videoconferência, conferiu informações para que as secretarias municipais de saúde assumam a inspeção sanitária, formulando o planejamento, acompanhamento, controle e avaliação dos setores que atendam à população.

Crédito: Keila Lima

A iniciativa atendeu ao disposto na Resolução SES/MG nº 6906 de 13/11/2019, que determina que as ações de inspeção nas UBS´s são de responsabilidade da VISA municipal, independente do porte populacional. “Registramos a presença de 18 dos 31 municípios sob a nossa jurisdição, o que consideramos uma boa adesão, devido à dificuldade de algumas localidades acessarem uma rede de internet que suporte a videoconferência. Estamos em contato com os que faltaram para atendermos a eles também, e vamos seguir o cronograma que estabelecemos e, no dia 27 de agosto, faremos a capacitação para inspeção em postos de coleta e laboratórios clínicos”, informou a autoridade sanitária da GRS de Ubá e responsável pela capacitação, Letícia Lacerda de Toledo Aleixo.

O papel de cada gestor é determinante na superação dos desafios e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), como disse a coordenadora do Núcleo de Vigilância Sanitária da GRS de Ubá, Maria Cristina Gomes de Souza Nobre: “Estamos comprometidos em atender às necessidades da população. Nesse sentido, estamos cumprindo nosso papel de fornecer aos gestores e profissionais da área as orientações e os subsídios para a implementação da VISA Municipal, proporcionando que as ações e serviços sejam assumidos e efetivados com qualidade”, finalizou a coordenadora.

Por Keila Lima