A Coordenadoria de Atenção à Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte, em parceria com a SES-MG, realizou uma videoconferência que discutiu a reorganização dos serviços de saúde bucal na Atenção Primária à Saúde devido à Covid-19. Realizada neste mês, nos dias 4 e 10/8, participaram da reunião virtual os coordenadores de Saúde Bucal e referências técnicas dos 39 municípios da SRS-BH.

Crédito: Alessandra Maximiano

As referências técnicas em Saúde Bucal da SRS-BH e da SES-MG, Jander Pedroso e Jaqueline Silva, abordaram pontos importantes como o uso das tecnologias de informação na saúde em tempos de pandemia, sobretudo em questões de saúde bucal. Atualmente em Minas Gerais prevalece o artigo I da resolução 226 do Conselho Federal de Odontologia sendo que consultas, diagnósticos, prescrições e planos de tratamento, por meio da teleodontologia, não são permitidos; apenas atendimentos à distância para suporte assistencial, orientações e monitoramentos são permitidos.

O telemonitoramento tem como objetivo promover o autocuidado apoiado com foco nas pessoas que já estavam em tratamento, já a teleorientação é voltada para as pessoas que ainda não estão em tratamento, sendo que o objetivo é identificar, por meio de questionário pré-clínico, o melhor momento para realizar o atendimento presencial.

De acordo com Jacqueline, novas possibilidades de atuação são possíveis no campo da odontologia, permitindo assim um avanço além da clínica. “O uso da tecnologia permite ampliar as possibilidades de atendimento por meio da teleorientação e do teleacompanhamento. Por meio da tecnologia podemos monitorar e acompanhar a população cadastrada no território, principalmente, as pessoas com doenças crônicas e fazer ações de promoção à saúde e prevenção de doenças bucais”, pontuou.

“É importante, também, priorizar as populações vulneráveis (indígenas, privados de liberdade, povos e comunidades tradicionais, ciganos, circenses, comunidades quilombolas, assentamentos, população negra, LGBT) nas ações de teleorientação,” ressaltou a assessora da Coordenação de Atenção à Saúde da SRS-BH, Mariana Dayrell.

Por Alessandra Maximiano