A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Diretoria de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, realizou na quarta-feira, 05/08, às 15h, o primeiro webinário sobre os saberes e práticas na Rede de Atenção Psicossocial do estado. Este primeiro faz parte de uma série de outros dois webinários, que irão acontecer nos meses de setembro e outubro, sempre na primeira quarta-feira do mês. O tema deste foi: “Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde: práticas para a sustentação do Cuidado”.

O webinário foi transmitido pelo youtube da ESP-MG e contou com mais de 700 visualizações durante a transmissão ao vivo e pico de 250 pessoas interagindo pelo chat. Os participantes eram de várias partes de Minas Gerais e inclusive de outros estados e a participação ativa do público qualificou ainda mais a discussão. Participaram do webinário, a Professora do Departamento de Psicologia da UFMG, Cláudia Maria F. Penido; a Diretora de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da SES-MG, Lírica Salluz M. Pereira e a Psicóloga da Atenção Primária à Saúde do município de Jeceaba/ MG, Michelle de Almeida Cézar. A mediação foi conduzida pela Referência em Saúde Mental da ESP-MG, Ana Regina Machado.

07.08-esp

A Diretora Geral da ESP, Lenira de Araújo Maia, abriu o encontro e reforçou a pertinência do debate sobre a saúde mental, especialmente no momento atual que estamos enfrentando uma pandemia e vivenciando o isolamento social. “A gente mantém nosso espírito de colaboração e de trazer discussões que fortaleçam o SUS e os processos formativos e a nossa capacidade de atuar naquilo que é a nossa grande missão, que é a formação do trabalhador, das discussões sobre temáticas relevantes da saúde coletiva no país”, completou. A Referência em Saúde Mental da ESP-MG, Ana Regina Machado ressaltou, durante a abertura, a importância dos encontros, da proximidade com os pacientes, que é o que viabiliza o cuidado, porque cria vínculos. Ela também pontuou que o desafio no momento é sustentar esse vínculo em condições de distanciamento social.

Saúde Mental na Atenção Primária

A temática desse webinário teve como intenção apresentar as práticas vivenciadas pelos profissionais da atenção primária no cuidado e acolhimento aos pacientes da saúde mental e para falar a respeito, a Psicóloga da Atenção Primária à Saúde do município de Jeceaba/ MG, Michelle de Almeida Cézar fez uma apresentação sobre a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). O município, que fica a 124 km da capital e conta com uma população de um pouco mais de 5 mil habitantes, dispõe de duas Equipes de Saúde da Família e a maior parte da população vive na zona rural. Michele comentou a iniciativa que estão desenvolvendo para garantirem acolhimento em livre demanda. Assim, durante um dia da semana, os pacientes podem ser atendidos, sem marcação prévia e sem filas. Sobre o momento que estamos vivendo de pandemia, que dificulta a proximidade com os pacientes, ela disse que estão buscando algumas estratégias, como por exemplo, ligar para eles e também conversar por meio de aplicativos para acompanhá-los. Sobre o papel da atenção primária na saúde mental, Michelle Cézar destacou que é necessário “pensar na importância da atenção básica como a ordenadora do cuidado, como o espaço das tecnologias leves, das relações e que vai exigir a criatividade no manejo das muitas situações”, explicou.

A Diretora de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da SES-MG, Lírica Salluz, salientou em sua fala que é necessário perceber o cuidado em saúde mental como uma ação multiprofissional. “Todos os profissionais de saúde podem fazer um acolhimento. Claro que há algumas especificidades, mas a premissa do acolhimento é a premissa da saúde. Ele não tem hora pra acontecer”, pontuou. Já a Professora do Departamento de Psicologia da UFMG, Cláudia Penido enfatizou a potência da atenção primária à saúde para viabilizar o cuidado do paciente, isso porque esse nível de atenção à saúde é o que está mais próximo de onde vivem e circulam os pacientes. Ela também realçou a importância do acolhimento ao paciente. De acordo com ela, o acolhimento é uma ferramenta capaz de construir e sustentar vínculos entre os profissionais e os usuários.

Quer ter acesso a essa conversa na íntegra? Clique aqui e assista ao Webinário, disponível no Canal da ESP-MG no Youtube.

Próximos webinários

Os webinários têm acesso aberto no youtube, sem necessidade de inscrição prévia e os próximos acontecerão em setembro, no dia 02; e em outubro, no dia 07, sempre às 15.

Dia 02/09: Atenção na RAPS: Cuidado na crise, Cuidado na vida.
Dia 07/10: A participação dos usuários na produção do Cuidado.

A transmissão é realizada pelo Canal da Escola no Youtube:
youtube.com/escolasaudepublicamg

Por Vivian Campos / ESP-MG