A Regional de Saúde de Januária, por intermédio da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS), realizou reunião com os 25 Municípios de sua jurisdição para tratar diversos assuntos, principalmente, sobre a Saúde Bucal.

O encontro, oportunizado por meio de videoconferência na quinta-feira (30/7), teve como objetivo alinhar os procedimentos de odontologia neste momento de pandemia do coronavírus, discutindo sobre as notas técnicas e protocolos específicos, como as Notas Técnicas nº 67 e nº 68, emitidas pelo Coes Minas Covid-19.

A nota NT nº 67 vem descrever sobre o uso das tecnologias nas práticas odontológicas nos serviços públicos de saúde bucal do Sus-MG durante e pós Covid-19, assunto de grande relevância, tendo em vista a implantação da teleodontologia no Brasil, que foi normatizada pelo Conselho Federal de Odontologia, por meio da Resolução CFO nº 226, de 4 de junho de 2020, mas que ainda permanece expressamente vedado o exercício da Odontologia a distância, mediado por tecnologias, para fins de consulta, diagnóstico, prescrição e elaboração de plano de tratamento odontológico.

O grande avanço desta nova estrutura nos serviços de odontologia está atrelado às novas possibilidades de atendimento à população. Esse serviço amplia a atuação da odontologia por meio digital, possibilitando a realização do telemonitoramento e teleorientação nos Serviços Públicos de Saúde Bucal, sendo que essas ações deverão ser realizadas exclusivamente por cirurgiões-dentistas, visando o acompanhamento da população cadastrada e, especialmente, das pessoas com condições crônicas de saúde (gestantes, diabéticos, pessoas com necessidades especiais/deficiência (PNE), dentre outros grupos), o que possibilitará o trabalho de promoção da saúde e a prevenção das doenças e agravos bucais junto à população.

Já a NT nº 68, trata das orientações para o atendimento odontológico no cenário de enfrentamento da Covid-19 para avaliação e definição dos procedimentos e fluxos para o atendimento. A NT considera as recomendações vigentes das autoridades de saúde pública nacional, locais e órgãos competentes, principalmente relacionadas à garantia da continuidade do cuidado, prevenção e controle de infecção nos serviços odontológicos.

Conforme a nota, é recomendado aos municípios que se organizem e divulguem um serviço de orientação/monitoramento à distância, que tenha um profissional cirurgião-dentista, utilizando tecnologias disponíveis como telefone, aplicativos de videoconferência e mensagens, e-mail, vídeo calls, entre outras. O objetivo é fornecer orientações aos usuários que se encontravam em tratamento odontológico nas unidades de saúde, de forma a possibilitar a continuidade do cuidado à distância, sempre que possível; orientar os usuários sobre os fluxos de atendimento de urgência/emergência presenciais definidos localmente, para os casos que não possam ser resolvidos à distância por meio do uso de tecnologias.

Durante a reunião, outros assuntos foram abordados, como Avaliação dos Serviços Estaduais em virtude da pandemia por Covid-19 (LRPD/CO), as Internações por Condições Sensíveis na Atenção Primária a Saúde (ICSAP), assim como alguns informativos relacionados ao Programa de Suplementação de Ferro, divulgação da quantidade de oxímeros que os municípios da área de abrangência da GRS- Januária irão receber.

A coordenadora da CAS, Nayra de Oliveira, e a referência técnica de Atenção Primária à Saúde, Isabela Crispim consideraram a reunião muito produtiva e salientaram como foi assertivo abordar a Nota Técnica Coes Minas 68 em uma reunião conjunta dos coordenadores de APS e Saúde Bucal, já que essa, traz protocolos de biossegurança que devem ser de conhecimento de toda a equipe.

 

Por Giuliana Dias Luz Batista