Os 12 hospitais filantrópicos, sem fins lucrativos, da área de abrangência da Regional de Saúde de Ubá receberam um montante de mais de R$14 milhões em recursos para atuar no controle do avanço da pandemia causada pelo novo coronavírus. Os valores são de origem federal e foram repassados por meio da Resolução SES nº 7.154, tendo sido depositados no último dia 29 de julho. O recurso deve ser utilizado na compra de medicamentos, suprimentos, produtos hospitalares, na contratação e o pagamento dos profissionais de saúde necessários para atender à demanda adicional para o atendimento adequado aos pacientes.

A distribuição dos valores levou em consideração os planos de Contingência Macrorregionais contra a covid-19, e as entidades beneficiadas deverão prestar contas da aplicação dos recursos recebidos aos respectivos fundos de saúde. “A equipe da Regional de Ubá atuou muito fortemente para unir os prestadores de serviço no combate à pandemia, e temos um plano de enfrentamento muito bem elaborado que está garantindo o atendimento gratuito, via SUS, para todos os pacientes que necessitam. Diante disso, cada entidade está recebendo recursos que subsidiam este importante trabalho prestado à nossa população”, ressaltou Aline Almeida Prado, diretora da Regional de Saúde de Ubá.

Uma das entidades contempladas foi o Hospital São Paulo, de Muriaé, que é a 1ª referência SRAG para a microrregião de saúde a que pertence. “Este recurso é de grande valia, pois hoje os hospitais estão passando por um momento muito difícil por conta da diminuição de receitas e aumento dos custos. Com certeza vai fazer a diferença na compra de insumos importantes para garantir o atendimento SUS para os pacientes”, disse Rita de Cássia Pereira de Castro, diretora administrativa do HSP.

Hospitais beneficiados

• Hospital Santa Isabel, Ubá: R$ 2.184.774,85