Dentistas, coordenadores municipais de assistência odontológica e de atenção primária e técnicos auxiliares de saúde bucal, atuantes nos municípios da região Noroeste do Estado, participaram da videoconferência promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da Regional de Unaí. O tema abordado durante a reunião, realizada nessa segunda-feira (3/8), foi a reorganização dos serviços de saúde bucal no cenário da pandemia da Covid-19.

Crédito: Antônio Maria Ferreira

De acordo com a coordenadora de saúde bucal da SES-MG, Jacqueline Silva Santos, o objetivo dessa capacitação é prestar apoio aos municípios da região de saúde de Unaí, no processo de reorganização dos serviços de saúde bucal no Sistema Único de Saúde (SUS). “Discutimos as diretrizes estabelecidas na Nota Técnica do COES n º 68 de 20/7/2020, que tem como objetivo orientar as equipes de saúde bucal sobre a avaliação, definição de procedimentos e fluxos de atendimento odontológico. Considerando as recomendações vigentes das autoridades de saúde pública, dos órgãos competentes, as evidências científicas, as boas práticas e, principalmente, as recomendações relacionadas à garantia do prosseguimento do cuidado com os pacientes, prevenção e controle de infecções nos serviços odontológicos”, pontuou a coordenadora.
 
A teleorientação no cotidiano de atendimento odontológico foi outro assunto abordado pela coordenação de saúde bucal da SES-MG. “A teleorientação vem ao encontro da nossa necessidade de ampliarmos a nossa compreensão acerca das possibilidades de utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação em nossas práticas odontológicas. Visando o acompanhamento da população cadastrada e, especialmente, de pessoas com condições crônicas de saúde – diabéticos, pessoas deficientes, entre outros – a teleorientação é uma ferramenta que nos possibilita trabalhar a promoção da saúde e a prevenção de doenças e agravos bucais junto à população”, destacou Jacqueline Santos.

Por Antônio Maria Ferreira