Ao todo, 11 municípios da Microrregião de Saúde de Santa Maria do Suaçuí e das cidades da Micro, Peçanha/ São João Evangelista, receberam órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção. Conhecidos como OPM’s, esses dispositivos e aparelhos são usados por pessoas com deficiência para auxiliar na movimentação e locomoção. No início desta semana (27/7) e com previsão de término hoje (31/7), foram entregues mais de 130 equipamentos, dentre calçados ortopédicos; palmilhas e próteses e órteses de membros inferiores, a um total de 60 pacientes.

Crédito: Secretaria Municipal de Saúde de São João Evangelista

Obedecendo à deliberação aprovada na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) Micro, ocorrida no último dia 15/7, essa entrega foi realizada especialmente pela Oficina Ortopédica Itinerante de Diamantina, sendo centralizada no município de São João Evangelista. As ações fazem parte da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD), que foi instituída pela Deliberação CIB-SUS/MG nº 1.272, de 24 de outubro de 2012, sendo a articulação e supervisão feitas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e estruturada de forma regionalizada.

A referência técnica da RCPD da Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV), Débora Armani Endringer Soares, destacou que as medidas referentes aos tamanhos para adaptação das OPM’s nos pacientes, foram feitas em março quando as medidas restritivas e sanitárias da pandemia da Covid-19, ainda não haviam sido implementadas.
“Porém, neste momento que vivemos a pandemia, todos os e critérios e cuidados estão seguidos para que o processo aconteça com o máximo de segurança, priorizando os pacientes do mesmo município por turnos e respeitando o número máximo de pessoas para que não ocorram aglomerações”, enfatizou a referência técnica que, também, segundo ela, “finalizando essa etapa, novas medidas serão realizadas e, para tanto, já estamos alinhando com o responsável pela equipe de Diamantina, também sobre a possibilidade de atender demandas de cadeiras de rodas, possivelmente, na última semana de agosto”.

O secretário municipal de saúde de São João Evangelista, Wander Lúcio dos Reis da Silva, ressaltou o orgulho da cidade em ser a sede para a entrega das OPM’s. “O município se sente honrado e qualificado em poder ser referência na entrega desses equipamentos que são tão importantes no cuidado com as pessoas com deficiência de nossa cidade e dos municípios das microrregiões”, finalizou.

Para saber mais sobre os serviços de reabilitação que são executados em unidades especializadas de abrangência regional, acesse: https://saude.mg.gov.br/cidadao/deficiencia

Por Frederico Bussinger