Na tarde desta segunda-feira (20/7), em coletiva virtual, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) apresentou a atualização dos números da covid-19 e falou sobre a tendência de estabilização nos números. Até o momento, o estado registrou 94.132 casos confirmados da doença, 66.369 recuperados e 2.004 óbitos confirmados.
Crédito: Gil Leonardi

Carlos Eduardo Amaral prestou solidariedade aos familiares e amigos das vítimas e reforçou a importância de manter os cuidados de prevenção para que os casos e óbitos não continuem aumentando.

Números

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, no momento observa-se uma tendência de estabilização, tanto na taxa de ocupação de leitos do estado, quanto na data de ocorrência dos óbitos.

“Há cerca de uma semana observamos uma flutuação no número de ocupação de leitos que indica tendência de estabilidade. Quando nós analisamos a data dos óbitos, que é diferente da data da confirmação dos óbitos, também identificamos uma propensão à estabilização. Isso significa que realmente há uma tendência a não termos um o pico”, explica o secretário.

Carlos Eduardo Amaral explicou, ainda, a importância da não ocorrência de um pico de casos da covid-19 no estado.
“Nosso objetivo era buscar uma redução das taxas de transmissão de forma que não tivéssemos uma explosão no número de casos e óbitos por desassistência. Nesse contexto, acho muito importante não termos tido um grande pico no momento, que levasse a uma desassistência severa no estado”, afirma o secretário.

Carlos Eduardo Amaral reforça que o número de pessoas com anticorpos necessários para ficar imune à covid-19, possibilitando a diminuição na transmissão em Minas, ainda é pequeno. “Nós precisamos acompanhar porque somente quando tivermos um número significativo de pessoas, teremos o que se chama de imunidade de manada, diminuindo a transmissão interpessoal”, explica o secretário de Estado de Saúde.

Já o secretário adjunto de Estado da SES-MG, Marcelo Cabral, destaca que o objetivo agora é seguir direcionando os esforços para conduzir a situação da melhor maneira, dentro das possibilidades, e contando com a colaboração da população.
“Contamos com que todos se mantenham alertas quanto ao distanciamento, às medidas de higiene e à utilização de máscaras”, destaca Marcelo Cabral.

Vacina

Ao longo da coletiva, Carlos Eduardo Amaral também falou sobre a possibilidade de se ter uma vacina para a prevenção da covid-19. “A tendência é de que tenhamos uma vacina. Entretanto, é importante destacar que esse processo ainda pode levar um tempo. Isso porque toda vacina precisa passar pela validação, ou seja, pelo processo científico que comprove sua eficácia e eficiência, antes de ir para produção”, explica Amaral.

Dessa forma, completa o secretário de Estado de Saúde, “precisaremos acompanhar com o mesmo zelo, cuidado e atenção esse desenrolar da epidemia até que tenhamos uma noção clara de que nós começamos a ter a redução no número de casos no estado”.

Por Jornalismo SES-MG