Pela 8ª vez, por meio de videoconferência, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre realizou a reunião sobre a atuação da atenção primária no enfrentamento da Covid-19, organizada pela Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da regional, na última quarta-feira (8/7). A reunião teve como objetivo principal discutir o documento orientador intitulado “Monitoramento das Ações dos Municípios para o Enfrentamento da Covid-19” feito pela Superintendência de Atenção Primária à Saúde. Esse documento foi elaborado por meio de um levantamento realizado com os municípios para mapear os processos de trabalho das equipes no contexto da pandemia do novo Coronavírus. Foram destacados os itens considerados críticos para a Atenção Primária à Saúde e as propostas de recomendações para minimizar o impacto dessas dificuldades.

Crédito: Nívea Maria Próspero

De acordo com a coordenadora da Atenção Primária à Saúde da CAS, Izabella Rocha, “a organização dos processos de trabalho no nível primário de assistência é uma estratégia fundamental na contenção da pandemia. As equipes de atenção primária precisam estar instrumentadas para atuar como a porta de entrada da rede assistencial e as discussões sobre as dificuldades favorece o desenvolvimento de estratégias de trabalho de acordo com as potencialidades locais. Além disso, a troca de experiências possibilita reflexões sobre o que é possível fazer e as ações que têm um impacto positivo na população”, explicou.

A coordenadora da Atenção Primária do município de Itajubá, Milene Aguiar, pontua que a reunião “teve um enfoque nas práticas realizadas pelos municípios, o que motiva a gestão municipal em continuar desenvolvendo maneiras de superar esse momento; estimular a criatividade ao conhecer as ações de outras cidades; aproximar os coordenadores da atenção primária e permiter uma associação entre a teoria e a prática assistencial. Foi uma reunião proveitosa e incentivadora”.

Alguns municípios apresentaram êxito nas experiências de organização dos processos de trabalho para o enfrentamento da pandemia. Maria da Fé se destacou pela estratégia de organizar uma escala de plantão para acolhimento de casos suspeitos de Síndrome Gripal no município; Natércia utilizou estratégias diferenciadas de abordagem às crianças para ações de promoção da saúde. O município de Itajubá reforçou a importância do uso de máscaras caseiras junto à população, através de uma parceria com a iniciativa privada. E, por fim, Santa Rita do Sapucaí garantiu a abordagem das populações vulneráveis do município, como população em situação de rua, ciganos e migrantes, para ações de prevenção à Covid-19.

Cabe ressaltar que há um alinhamento constante entre a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e a regional. O evento contou com a participação do Superintendente da SRS de Pouso Alegre, Regis Kersul; da Coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Adriana Aparecida; das Referências Técnicas da Atenção Primária, Izabella Rocha, Ana Carolina Seabra, Cynthia Santos, Patrícia Fonseca e Nívia Maria; da Referência Técnica das Populações Vulneráveis, Mauro Benedito e dos Coordenadores de Atenção Primária municipais.

Por Otávio Coutinho