A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária, por meio da Coordenação de Atenção Primária (CAS), realizou a 4ª videoconferência com a finalidade de apresentar e discutir assuntos relevantes para atuação da Atenção Primária de Saúde (APS), em destaque, foi abordado sobre o Programa Previne Brasil, especificamente a Capitação Ponderada relacionado ao Cadastro Individual.

Elisângela Mendes

O Programa Previne Brasil está vigente desde janeiro de 2020 como regra do financiamento da Atenção Primária a Saúde (APS), é um modelo misto de pagamento composto pelos componentes de capitação ponderada – calculada através do número de pessoas cadastradas e sob responsabilidade das equipes de Saúde da Família ou equipes de Atenção Primária credenciadas, e considera fatores de ajuste como a vulnerabilidade socioeconômica, o perfil de idade e a classificação rural-urbana do município -, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégias. O cadastro do indivíduo na APS é base para o cálculo dessa capitação ponderada.

Isabela Crispin, mostrou o passo a passo para se ter acesso aos relatórios no Sisab (Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica) a fim de que todos fiquem cientes da situação do município e possa fazer planejamento para atingir o número de cadastros para os próximos meses.
O acompanhamento é realizado por meio de um painel disponível na página do e-Gestor dentro do Sisab, com dados da quantidade por município, por unidade de saúde e por equipe, sendo possível verificar a quantidade de cadastros válidos que o município possui.

Sobre o assunto o município de São João da Ponte apontou o êxito de uma experiência, explicando como foi todo o seu processo de planejamento e organização, pontos dificultadores, metas, prazos e resultados alcançados.

A Coordenadora do CAS, Nayra de Oliveira Duarte, agradeceu a participação de todos os municípios e ressaltou que “essas reuniões são momentos indispensáveis para a construção do planejamento das atividades dos municípios e irão proporcionar a integração dos profissionais por meio de discussões, informações e troca de experiências”.

Por Giuliana Dias Luz Batista

Enviar para impressão