O arquivo em CSV anteriormente disponibilizado no site coronavirus.saude.mg.gov.br/painel foi reformulado considerando a atualização da metodologia do Boletim Epidemiológico com a implementação do Painel Covid-19 MG para o monitoramento do número de casos confirmados, como definido na Nota Técnica COES MINAS COVID-19 Nº 50/2020 – 19/06/2020.

A partir do dia 7/7/2020, serão disponibilizados dois arquivos em formato CSV:
CSV_Painel : compilado das informações encaminhadas pelos municípios para a SES-MG para a elaboração do Boletim Epidemiológico. Esse arquivo é composto apenas com as informações de casos confirmados por dia, segundo município de residência.

Importante: Os municípios, após realizarem uma investigação epidemiológica, podem retirar da lista de casos confirmados algum caso com inconsistência. Dessa forma, pode ser que ao invés de acrescentar, eles retirem e o valor informado será negativo.
CSV_Sistemas: formado pelo agrupamento das informações dos Sistemas de Informação em Saúde oficiais, E-SUS VE (para casos leves de COVID-19) e SIVEP-GRIPE para casos graves e óbitos, além dos casos que realizaram exames em laboratórios particulares, públicos e farmácias (testes rápidos).

Lembramos que o tempo de entrada de informação nos sistemas oficiais tem um delay (demora) temporal compatível com o processo de vigilância epidemiológica, além de uma subnotificação dos casos por parte dos municípios nesses sistemas, dessa forma esse arquivo possui número de casos menor do que os dados do CSV Painel Covid-19.

Importante: O número de casos desse arquivo não será igual ao número de casos do arquivo CSV Painel Covid-19, bem como do Boletim Epidemiológico. Entretanto, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), além de fomentar que os municípios preencham os casos nos sistemas de informação oficiais, entende que esses sistemas possuem mais detalhes dos casos de Covid-19 e são os instrumentos que orientam as ações de Vigilância e Controle da doença e tornará o registro perene, sem que ocorra perda das informações após o período de enfrentamento da pandemia.

Por Jornalismo SES-MG

Enviar para impressão