Uma equipe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) visitou a cidade de Muriaé, na região da Zona da Mata, nessa quarta-feira (1/7), com o intuito de auxiliar instituições locais no combate à Covid-19. A ação foi coordenada juntamente com a equipe da Regional de Saúde de Ubá (GRS Ubá). Pela manhã, foi realizado um alinhamento com os representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Muriaé e, na parte da tarde, foram feitas visitas à penitenciária local; à instituição de longa permanência para idosos Lar Ozanam; ao Hospital São Paulo e à Casa de Saúde Santa Lúcia.

WhatsApp Image 2020-07-01 at 14.37.47

De acordo com Boletim Epidemiológico de hoje da SES-MG (3/7), Muriaé já registra 883 casos confirmados da Covid-19 e 23 óbitos. “A equipe do CIEVS é o órgão coordenador das situações de crise que ocorrem no estado, sendo responsável pelo acompanhamento dos agravos, por isso ter essa aproximação com a realidade local é imprescindível para conseguirmos dar respostas adequadas às demandas que verificamos in loco, como o aumento de casos confirmados e o crescimento do número de óbitos”, relatou o ponto focal da Covid-19, Fábio Ribas, que, também, estava acompanhado da referência técnica em Rede de Urgência e Emergência, France Coelho, ambos da Regional de Ubá.

A evolução da pandemia do novo coronavírus propõe uma situação dinâmica, sendo necessária a troca de informações e experiências o que é de máxima importância para um enfrentamento eficiente. “A cidade de Muriaé tem registrado um aumento nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI’s), nas últimas semanas, causado por internações decorrentes da Covid-19. Estamos solicitando, junto ao Estado de Minas Gerais, o envio de respiradores, para aumentar a capacidade de atendimento. Porém, sabemos que o mais importante, agora, é essa aproximação com as instituições para reforçar as medidas preventivas. A vinda da equipe do CIEVS auxiliou muito no esclarecimento das melhores posturas a serem adotadas para continuarmos salvando vidas”, pontuou a diretora da regional de saúde de Ubá, Aline de Almeida Prado.

Por Keila Lima

Enviar para impressão