Segundo a Organização Mundial de Saúde, o hospital é um organizador de caráter médico-social, que deve garantir assistência médica curativa e preventiva para a população. Atenção às enfermidades por meio de diagnóstico, tratamento, reabilitação e atendimento de emergências fazem parte da rotina hospitalar para garantir melhoria na condição de saúde individual e coletiva. Em Minas Gerais, o Dia do Hospital é razão de celebração para a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), uma das maiores redes de saúde pública do país, com média de 4 mil internações e de 13.600 consultas e atendimentos de urgência/mês, nas unidades da rede.
Fundada em 1977, a Fhemig conta com 20 unidades que incluem um dos maiores prontos-socorros da América Latina (João XXIII) – por onde passam, em média, oito mil atendimentos mensais de urgência – e, ainda, complexo de saúde mental, hospitais de referência e o sistema estadual de transplantes. Por conta de sua estrutura robusta, a Fhemig é uma das instituições mais procuradas por candidatos à residência médica e multiprofissional.
Em mais de 40 anos de existência, a Fhemig desempenha, também, importante papel social, participando de processos históricos, entre eles o marco zero da reforma psiquiátrica; a transformação dos sanatórios em casas de saúde voltadas para a reabilitação e cuidado ao idoso e a reintegração social de pacientes de tuberculose e hanseníase. A instituição possui ainda papel de destaque em pesquisa e é um dos grandes centros formadores de profissionais de saúde pública no Estado.
A instituição é uma das maiores gestoras de hospitais públicos do país e tem como competência prestar serviços de saúde e assistência hospitalar de importância estratégica estadual e regional por meio de unidades assistenciais organizadas e integradas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Também cabe à Fhemig participar da formulação, acompanhamento e avaliação da política de gestão hospitalar, em consonância com as diretrizes definidas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
Reconhecida nacionalmente por sua excelência na assistência à saúde em serviços prestados à população mineira, a Fhemig conta com 13 mil profissionais distribuídos em Belo Horizonte, região metropolitana e no interior do Estado e é, sem dúvida, referência para a população quando o assunto também é confiança.

Por Raquel Ayres

Enviar para impressão