Nesta quarta-feira (1/07), o estado de Minas Gerais registrou 1.007 óbitos por covid-19. Em pronunciamento, feito durante coletiva virtual, o governador Romeu Zema prestou solidariedade aos familiares e amigos das vítimas e reforçou que o Estado segue adotando todas as medidas necessárias para garantir o atendimento à população.

“Nenhum desses óbitos registrados em Minas ocorreu devido à falta de atendimento. Reforçamos que, desde março, nós temos atuado diariamente para retardar e amenizar o crescimento da curva de casos. Como a previsão de pico está para o mês de julho, considero que estamos conduzindo a situação da forma adequada, dentro daquilo que está ao nosso alcance”, afirma Romeu Zema.

De acordo com o governador, em fevereiro, o Estado contava com 2.072 leitos de UTI. “Hoje, nós temos disponíveis em Minas Gerais, 3.234 leitos. Ou seja, nesse período de 100 dias, a quantidade de leitos de UTI aumentou em mais de 50%, o que representa quase 1.200 leitos a mais”, afirma.

Dentre as regiões que receberam números mais expressivos de leitos estão a região Central com 275, o Vale do Aço com 70 e a Região Centro Sul, com 78 leitos.

Romeu Zema também falou sobre a aquisição de respiradores e sobre o Hospital de Campanha.

“O Governo de Minas adquiriu, ainda, 1.047 respiradores para o combate à Covid-19. A destinação dos equipamentos está sendo determinada conforme critérios epidemiológicos e assistenciais. Já com relação ao Hospital de Campanha, o mesmo entrará em funcionamento assim que necessário”, informou o governador.

Aumento no número de casos

Até o momento, Minas Gerais registra 47.584 casos confirmados, 18.665 em acompanhamento e 27.912 casos recuperados.

Com relação à curva de casos da covid-19 em Minas Gerais, o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, destaca que neste momento, observa-se uma progressão, resultado do desenvolvimento natural da epidemia. Além disso, o aumento de testagem por meio dos testes rápidos e a mudança metodológica na forma de alimentar o banco de dados da SES, explicam o aumento mais expressivo no número de casos registrado nos últimos dias.

Créditos: Gil Leonardi/ Imprensa MG

O secretário adjunto da SES-MG, Marcelo Cabral, destacou que os critérios para a testagem pela rede pública são definidos pelo Ministério da Saúde (MS). “No caso do teste rápido, podemos citar como grupos indicados para testagem, os profissionais da saúde e da segurança pública em atividade, seja da assistência ou da gestão, pessoas que residam no mesmo domicílio de um profissional da saúde e da segurança pública em atividade e pessoa com idade igual ou superior a 60 anos. Já com relação ao PCR, podemos citar a população indígena aldeada e os profissionais da segurança pública e da saúde que apresentem sintomas”, esclarece Marcelo Cabral.

Saúde Digital MG

Ao longo da coletiva, Carlos Eduardo Amaral reforçou a orientação quanto ao uso do Saúde Digital, plataforma de saúde oficial do Estado que oferece um direcionamento para o acesso à saúde, neste momento específico de pandemia da Covid-19.

Créditos: Gil Leonardi/ Imprensa MG

“Orientamos aos mineiros que, por ventura, tenham sintomas gripais, a fazerem a avaliação por meio do aplicativo. A partir dessa avaliação, a pessoa poderá ser encaminhada para uma consulta de telemedicina, o que possibilita o atendimento em qualquer lugar do estado, além de evitar deslocamentos desnecessários e aglomerações”, explica Carlos Eduardo Amaral.

O app está disponível para download no Google Play (Android)

Por Jornalismo SES