O laboratório de pesquisas em saúde do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), administrado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), começa, hoje (1/7), a realizar exames para o diagnóstico da Covid-19, numa ação conjunta da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e a Fundação Ezequiel Dias (Funed). Com isso, as amostras coletadas no Norte de Minas e, que até então eram encaminhadas três vezes por semana para a Funed em Belo Horizonte, capital mineira, agora passam a ser direcionadas para o laboratório do HUCF.

O método para a realização dos exames será o RT-PCR, que identifica o material genético, no caso o RNA do vírus presente na amostra. Essa técnica é a indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e é baseada no princípio da reação em cadeia da Polimerase – (PCR) para identificar o material genético dos vírus. Para a operacionalização do laboratório, na primeira quinzena de junho, a SES-MG entregou a Unimontes vários Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), entre eles, máscaras; luvas; toucas; sapatilhas e protetores faciais, visando dar suporte ao trabalho dos profissionais de saúde.

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques ressalta que realização do exame para a Covid-19 no laboratório de pesquisas da Unimontes “se constitui importante avanço para os serviços de saúde do Norte de Minas, evidenciando o potencial existente em termos de profissionais capacitados para atuar em situações difíceis, como é o caso da pandemia da Covid-19”, pontuou.

Créditos: Divulgação Unimontes

A coordenadora de vigilância epidemiológica da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS), Agna Soares da Silva Menezes, avalia que o funcionamento do laboratório de pesquisas do HUCF “dá um grande passo para que os profissionais de saúde dos municípios e dos hospitais de referência, para tratamento da Covid-19, no Norte de Minas, obtenham maior agilidade nos resultados dos exames”, salientou. Por outro lado, explicou a coordenadora que “a agilização nos resultados dará suporte aos gestores municipais na tomada de decisões relativas à adoção ou não de medidas de isolamento e distanciamento social, visando conter a rápida proliferação do novo coronavírus para evitar a superlotação dos serviços de saúde”, concluiu.

Com a ampliação da rede de testes para a Covid-19, a Funed prevê que serão processadas, por dia, quase 2 mil amostras, o que ajudará a SES-MG na tomada de decisões e no monitoramento efetivo da circulação do vírus em todo o estado. Para o vice-presidente da Funed, Rodrigo Leite, a ampliação da rede de laboratórios é um ganho para toda a sociedade. “Com uma maior celeridade no diagnóstico dos exames é possível, por exemplo, tomar decisões em tempo oportuno, que venham contribuir para mitigar os efeitos da pandemia em nosso estado”, reforça o vice-presidente.

Agna Soares explica que, para a adequação do fluxo interno, nesta semana o laboratório de pesquisas em saúde do HUCF receberá amostras coletadas nos hospitais Aroldo Tourinho, Universitário Clemente de Faria e Dílson Godinho, além da Policlínica do Alto São João, sediada em Montes Claros. Já a partir da próxima semana, o laboratório passará a receber amostras encaminhadas por todos os 86 municípios que compõem a macrorregião de saúde do Norte de Minas, jurisdicionados às regionais de saúde de Montes Claros, Januária e Pirapora. As amostras serão recebidas pelo laboratório macrorregional de Montes Claros, entre segunda e sexta-feira das 8h e 16h. Os resultados dos testes poderão sair em até 12 horas, conforme avalia o pró-reitor de pós-graduação, professor e pesquisador da Unimontes, André Luiz Sena Guimarães.

Por Pedro Costa