Nesta segunda-feira (29/6), a Regional de Saúde de Leopoldina promoveu encontro com os prefeitos e secretários de saúde dos quinze municípios da sua área de abrangência para apresentação do cenário da Covid-19.

Durante a reunião, os participantes tiveram acesso aos dados e indicadores fornecidos pelo Estado de Minas Gerais e pela Universidade Federal de Juiz de Fora, que monitoram de forma sistemática a evolução da Covid-19 na região. A apresentação possibilitou a avaliação das ações que vêm sendo adotadas para o combate à pandemia na região.

O Gerente Regional de Saúde, Renan Guimarães de Oliveira, aproveitou a oportunidade para salientar as boas ações desenvolvidas pelos municípios, frisar a importância da manutenção das medidas de distanciamento social adotadas até o momento e reforçar que não é o momento para flexibilização.

Créditos: Gustavo Santos Ribeiro

Foram elencadas algumas ações tomadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), para o combate ao Coronavírus, tendo sido destacada a rede de informações disponíveis por meio do hotsite http://coronavirus.saude.mg.gov.br/, e a plataforma Saúde Digital – MG, na qual o usuário tem acesso ao atendimento de profissionais de saúde, por meio digital, sem a necessidade de sair de casa e se expor ao risco de contaminação.

Oliveira destacou a relevância do encontro que proporcionou alinhamento entre o cenário epidemiológico e as medidas adotadas no combate à pandemia de Covid-19. “A reunião foi importante para fazer um alinhamento entre o cenário epidemiológico e as ações desenvolvidas pelo Estado e pelos municípios, além de apresentar alguns resultados de ações já realizadas”, disse.

Por fim, o gerente regional reforçou que todos os atores sociais devem agir juntos para vencer a pandemia. “É importante que todos estejam alinhados, informados sobre o cenário e que estejam aptos para continuarem com as ações de enfrentamento à Covid-19, e realizarem mudanças quando forem necessárias”, finalizou.

Por Gustavo Santos Ribeiro