Com o objetivo de orientar e reforçar os cuidados com a saúde da população idosa neste momento de pandemia, a Subsecretaria de Políticas e Ações de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SUBPAS/SES/MG), elaborou uma nota para abordagem no atendimento a estes pacientes. As orientações poderão ser utilizadas pelos gestores municipais na organização dos processos de trabalho realizados pelas equipes de atenção primária à saúde, pelos profissionais que atuam em instituições de longa permanência, em ambulatórios de atenção especializada, nas unidades de pronto atendimento e hospitais.

A necessidade do cuidado diferenciado com essa população é comprovada através de dados epidemiológicos. Em Minas Gerais, dos 43.864 casos confirmados até o momento, 74% dos óbitos foram de pessoas com 60 anos ou mais. Além disso, outras comorbidades potencializam o risco para pessoas dessa faixa etária, como cardiopatias, diabetes, doenças neurológicas e obesidade. Idosos residentes em instituições de longa permanência - (ILPI), também se encontram em situação de vulnerabilidade, já que além de todos os fatores relacionados à saúde, eles compartilham ambientes coletivos e são dependentes para realização de atividades diárias.

A nota é especialmente voltada para o cenário de pandemia, em que se faz necessária a vigilância permanente e garantia de cuidado integral aos idosos, como explica a Superintendente de Atenção Primária à Saúde, Daniele Lopes Leal. “Tanto os idosos que foram infectados pela Covid-19, quanto os que não adoeceram pela doença, precisam ter uma abordagem diferenciada neste momento. Neste sentido, as orientações são para conseguir atender as demandas desse idoso de forma integral. Por isso, além das orientações sobre o atendimento qualificado nos serviços de saúde, também chamamos a atenção para os cuidados em domicilio, já que a orientação é de isolamento social”.

Outras orientações importantes contidas no documento, dizem respeito ao cuidado humanizado, como a escuta qualificada, com orientações sobre a importância da autonomia e a necessidade de uma vida ativa e saudável.

Clique aqui para acessar a nota técnica.

Por Karen Moreira