Nessa segunda-feira (22/6), a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária, por meio do Núcleo de Imunização, realizou uma videoconferência com os 25 coordenadores de imunização dos municípios da região com o objetivo de avaliar as coberturas das campanhas de vacina contra o sarampo e influenza. Além disso, discutir estratégias, metas, grupos prioritários, expectativas e as dificuldades vividas neste momento de pandemia. Os coordenadores fizeram uma comparação positiva no aumento da procura pela vacina contra influenza.

A intensificação dos grupos prioritários da campanha de influenza, também, foi um ponto de destaque nessa reunião. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação do Ministério da Saúde (MS) e é definida a partir de estudos epidemiológicos e, por causa do atual cenário de pandemia, esse grupo deve atingir a meta vacinal contra a gripe. Por isso, são priorizados, pois são mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Créditos: Iolanda Santos Vieira

Os grupos prioritários são: pessoas de 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; profissionais das forças de segurança e salvamento; pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; caminhoneiros; motoristas e cobradores de transportes coletivos; portuário; povos indígenas; crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade; pessoas com deficiência; gestantes; puérperas até 45 dias; adultos de 55 a 59 anos; professores das escolas públicas e privadas.

A Regional de Saúde de Januária já alcançou a meta geral da campanha, mas busca juntamente com os municípios da região a cobertura total da população. Por isso, a importância dessa videoconferência para o alinhamento na reta final da campanha de vacinação.

A referência em imunização da GRS de Januária, Iolanda Santos Vieira, informou que “mesmo em meio a pandemia da covid-19, com relação a campanha contra influenza, a adesão foi muito boa, embora ainda temos grupos prioritários que não alcançaram a meta preconizada. Já em relação à campanha contra sarampo, os municípios encontraram muitas dificuldades na realização de duas campanhas concomitantemente, bem como o próprio público-alvo, que são de pessoas na faixa etária economicamente ativa, dentre outros fatores apontados, no entanto, a nossa regional está com a cobertura de mais de 30% e todos estão se esforçando ao máximo para o alcance da meta”, salientou. E por fim, Iolanda Santos disse que “ao fazer uma avaliação geral, considero positiva a cobertura já atingida”.

Demais informações sobre as campanhas podem ser acessadas no sítio da saúde, www.saude.mg.gov.br/sarampo, assim como, o acompanhamento dos informes epidemiológicos específicos www.saude.mg.gov.br .

Por Giuliana Dias Luz

Enviar para impressão