A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou, nesta sexta-feira (5), uma reunião online com os prefeitos, gestores e superintendentes de Saúde da região Macro Sul, que envolve as Regionais de Saúde de Alfenas, Passos, Pouso Alegre e Varginha, totalizando 154 municípios. O intuito da reunião, conduzida pelo Chefe de Gabinete da SES e Coordenador do Programa Minas Consciente, João Márcio Silva de Pinho, foi, além de apresentar as impressões sobre a situação atual da Macro diante da pandemia de Coronavírus, ouvir os gestores e representantes dos municípios, esclarecendo suas dúvidas e reforçando a importância do isolamento neste momento.

Créddito: Tânia Corrêa

A apresentação exibida na reunião indicou que, até o momento, 7 municípios da região Macro Sul aderiram ao Programa Minas Consciente, criado para orientar a retomada segura da economia no Estado, através de ondas que são classificadas segundo critérios e protocolos sanitários. As premissas, o sistema de protocolos e as ondas do plano, que são caracterizadas por cores, podem ser visualizadas no site https://www.mg.gov.br/minasconsciente A adesão pode ser feita pelos municípios por meio de ofício direcionado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, cujo modelo consta no site. O plano foi instituído pela Deliberação nº 39, e, aqueles que não aderem, ficam regidos pela Deliberação n. 17, que permite apenas serviços essenciais.

Classificada na “onda branca”, no critério do Programa Minas Consciente, a região Macro Sul possui, hoje, uma das melhores incidências do Estado, porém, em crescente aumento, o que fez com que a reunião se tornasse ainda mais importante, neste momento, para discussão e alinhamento com os representantes municipais e estaduais.

Um dos tópicos analisados no estudo da situação atual da Macrorregião com relação à Covid-19, envolve a contabilização de emissão de notas fiscais, realizando um comparativo com o período anterior ao isolamento. A emissão é menor, no momento, porém, o que chama a atenção é o surgimento de momentos de picos de movimentação econômica normal, o que sugere que o isolamento não está sendo realizado de forma tão intensificada, estando abaixo da média do Estado, com pequeno aumento na última semana. João Márcio citou, ainda, que “é interessante que se busque um isolamento entre 60 e 70%, e mais importante que identificar o dia do pico, é acompanhar a situação minuciosamente, semana a semana. Hoje, a medida mais eficaz para atender a população é o distanciamento”. João Márcio falou ainda sobre o R0, que representa o número médio de infecções por pessoa infectada, mostrando comparativos entre projeções. “Hoje, a Macro Sul possui um índice controlado, porém é um dado muito dinâmico e rapidamente sofre alterações”. A região foi parabenizada e alertada para que se mantenha o comportamento de compreensão quanto à necessidade de ser mais restritiva, no momento.

Foi apresentada, ainda, uma gama de medidas que o Estado tem tomado de modo a tentar oferecer soluções ou alternativas para que se atravesse a pandemia de forma mais organizada e com menor impacto possível. A Plataforma Saúde Digital, o Programa Minas Consciente, o Hotsite do Coronavírus, o Programa Medicamento em Casa, a abertura de edital de credenciamento de leitos, a ampliação da Rede Laboratorial, a distribuição de EPI – equipamentos de proteção individual -  a preço de custo para municípios através do Protege Minas e a implantação dos Planos de Contingência Macrorregionais foram algumas destas iniciativas citadas. João Márcio afirmou que é sabido que a necessidade dos municípios demanda esforços ainda maiores, mas frisou que a habilitação de leitos está sendo reforçada junto ao Ministério da Saúde, bem como o contato para que se agilize o repasse de recursos. “Nada disso será tão efetivo quanto o distanciamento social. Uma pandemia nesse porte nos leva a um cenário que mundialmente é escasso, não havendo nenhuma realidade, nem mesmo a nível mundial, que conseguisse fornecer uma estrutura imediata para a superação da necessidade assistencial”, concluiu.

O Subsecretário de Gestão Regional, Darlan Venâncio Thomaz Pereira, realizou participação falando sobre a importância da Região Macro Sul como um todo, para o Estado, e agradeceu a disponibilidade de todos os representantes na reunião. “O incremento da capacidade assistencial e o distanciamento social é o binômio que nos auxiliará, com certeza, a atravessar esta pandemia”, reforçou, antes de abrir para as perguntas dos participantes, que haviam sido enviadas ao longo da reunião.

O Subsecretário de Vigilância em Saúde, Dario Brock de Ramalho, enfatizou que o Minas Consciente veio na tentativa de fornecer equilíbrio sem que permaneça atrelado à zona de conforto, tendo em vista que a Covid-19 represente um desafio mundial e exija alternativas a longo prazo, de modo adaptável e equalizado com indicadores econômicos. “Minas fechou na hora certa, no momento correto e isso fez com que o Estado se diferenciasse nesta pandemia. O isolamento conseguiu fazer com que adiássemos a curva, por isso, este é um momento crítico para abertura, tendo em vista que agora a Covid-19 está em todo o estado. Não é o momento de flexibilização”, finalizou.

Foi relatada, na reunião, mediante uma pergunta realizada por participante, a possibilidade de se estudar sobre o desmembramento de regiões, para que estratégias sejam direcionadas.

Os Superintendentes da Macro Sul se manifestaram, ao final, se colocando à disposição para que os municípios esclareçam suas dúvidas sobre a adesão ao Programa Minas Consciente e demais questionamentos oportunos.

Por Tânia Corrêa