A Regional de Saúde de Passos participou, nesta sexta-feira (5/6), de uma reunião virtual promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) com prefeitos, secretários e profissionais de saúde da região sobre o plano Minas Consciente. O encontro teve como objetivo destacar a importância do isolamento social e incentivar a adesão dos municípios ao plano Minas Consciente como estratégia para enfrentar a epidemia da Covid-19.

webconfsesmacrossul05062020

A webconferência foi dirigida pelo chefe de Gabinete da SES-MG, João Márcio Silva de Pinho, juntamente com os subsecretários Darlan Venâncio Thomaz Pereira (Gestão Regional) e Dario Brock Ramalho (Vigilância em Saúde). Pela SRS de Passos, participaram a superintendente Kátia Rita Gonçalves, membros do Comitê Macrorregional Sul Covid-19 e profissionais das regionais de Alfenas, Passos, Pouso Alegre e Varginha.

João Márcio abriu a reunião destacando a importância do isolamento social, com uso de máscara, álcool gel e outras medidas para evitar a propagação do coronavírus no estado, falou das diversas ações do Governo de Minas Gerais no enfrentamento da pandemia da Covid-19, em especial o plano Minas Consciente, que estabelece condições para o funcionamento de forma progressiva das atividades econômicas nos municípios de acordo com a situação epidemiológica de cada localidade.

A superintendente da Regional de Passos, Kátia Gonçalves, coordenadora do Comitê Macrorregional Sul Covid-19, que engloba 154 municípios e mais de 2,6 milhões de habitantes, considera fundamental o esclarecimento do Minas Consciente para os prefeitos sul-mineiros, por ser um plano diferenciado e por respeitar as peculiaridades econômicas de cada região. “É um projeto que pode fazer toda a diferença no enfrentamento da situação atual de ascensão da curva do coronavírus”, disse.

O Minas Consciente é uma ferramenta de orientação que os prefeitos podem utilizar nas tomadas de decisões, como a abertura ou fechamento da economia, conforme o recuo ou avanço da Covid-19 na cidade. O plano foi criado a partir dos diversos segmentos econômicos, que foram agrupados e nomeados como “ondas”, que avançam para abertura à medida que a epidemia diminui.

A região macro sul, da qual fazem parte os municípios abrangidos pelas SRS de Alfenas, Passos, Pouso Alegre e Varginha, está colocada na onda branca, a primeira após o segmento considerado de atividades essenciais. A onda branca permite, por exemplo, as atividades comerciais.