A Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu realizou, nesta sexta-feira (05), por meio de vídeo conferência, reunião com gestores de Saúde e Coordenadores de Vigilância Epidemiológica dos 34 Municípios de sua área de abrangência. O objeto da reunião foi apresentar o novo fluxo e critérios para envio das amostras de pacientes suspeitos de COVID-19. A proposta apresentada leva em consideração a descentralização da Rede de Laboratórios de Referência da Secretaria de Estado de Saúde no diagnóstico do novo Coronavírus, que já começa a valer a partir do dia 15 de junho.

Foto 1 4

Nesse novo desenho, as amostras provenientes dos municípios da SRS Manhuaçu serão recebidas pelos laboratórios de Análises Clínicas de Manhuaçu e Carangola e o transporte para a Universidade Federal de Viçosa (UFV) será realizado pela SRS-Manhuaçu.“A intenção com esse novo fluxo é buscar agilidade na liberação dos laudos laboratoriais, promover maior celeridade no diagnóstico da doença e subsidiar as tomadas de decisões. Além da minimização de problemas na fase pré-analítica, esta medida visa diminuir os custos com o transporte das amostras. Ou seja, o novo desenho confere mais qualidade ao processo e otimização, que agora será realizado por um único veículo”, destacou Juliano Estanislau Lacerda, Superintende Regional de Saúde de Manhuaçu.

Por Antônio Rodrigues

Enviar para impressão