Na quinta-feira (04/06) o Comitê COVID-19 Macro Centro Sul realizou sua nona reunião de alinhamentos semanais, com a participação da Regional de Saúde de Barbacena, Regional de Saúde de São João Del Rei, Polícia Militar, Bombeiros, Ministério Público, Central de Regulação, SAMU e COSEMS, para as atualizações de informações da região e os alinhamentos periódicos.

Foram apresentadas as pautas fixas de cenário de saúde da macrorregião, informes epidemiológicos e assistenciais. E tratou-se também sobre a videoconferência ocorrida no dia anterior, 03/06, em que o Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, e sua equipe, se reuniram com os prefeitos e gestores de saúde da macro Centro Sul sobre as atualizações referentes ao enfrentamento do COVID-19 e ao Minas Consciente.

As equipes das Regionais de Saúde de Barbacena e de São João Del Rei reproduziram para os demais membros do comitê a apresentação realizada SES-MG sobre o cenário de saúde da macro Centro-Sul. Na oportunidade, se reforçou a importância do isolamento e distanciamento social na macrorregião por serem componentes importantes na contenção de danos do COVID-19.

Ainda da videoconferência realizada com os prefeitos, também foi mostrado as taxas de ocupação de leitos hospitalares das microrregiões que compõem a Centro-Sul, bem como o cenário da macrorregião, que hoje está na onda branca do Minas Consciente. Dos 51 municípios, 25 fizeram adesão ao programa.

Também por ocasião da reunião da SES com os prefeitos, o Subsecretário de Gestão Regional Darlan Venâncio, informou sobre os planos de investimento que têm sido feitos pelo estado para o enfrentamento do COVID-19: “o estado já fez alguns repasses importantes, edital de credenciamento de leitos de UTI, já repassamos recursos relacionados a EPIS, estamos fazendo processo aquisição de respiradores, e outros investimentos, emendas parlamentares. Enfim, uma série de investimentos que demonstram que o estado está fazendo todos os esforços para tentar melhorar a situação financeira dos municípios e apoiar no enfrentamento da pandemia”, destacou o subsecretário.

Ainda na ocasião, a Superintendente Regional de Saúde de Barbacena, Hérica Vieira Santos, informou as atualizações publicadas pelo Comitê Extraordinário COVID-19 estadual que manteve a macro Centro-Sul na onda branca. E fez um alerta de que a macro pode voltar à onda verde, caso ocorra um aumento de casos e das taxas de ocupação de leitos.

Por fim, os encaminhamentos do comitê foram de verificar alguns alinhamentos em relação às avaliações de taxas de ocupação de leitos exclusivos de COVID-19 e dos demais casos de saúde; avaliação sobre a incidência de casos na macro de casos pontuais que proporcionaram aumento significativo dos números na região; e verificação das necessidades de pautas de prefeitos da macro para novos alinhamentos que se façam necessários.

Por Priscila Rezende

Enviar para impressão