Dando sequência às videoconferências com as macrorregiões de saúde, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio do chefe de Gabinete João Márcio Silva de Pinho e do subsecretário de Gestão Regional, Darlan Venâncio Thomaz Pereira, promoveu reunião nessa quinta-feira (5/6) com os prefeitos e gestores municipais de saúde dos municípios que compõem a macrorregião Leste. O encontro teve como principal objetivo o cenário epidemiológico da macrorregião e o monitoramento do programa Minas Consciente.

O chefe de gabinete apresentou o cenário epidemiológico da Covid-19 da macrorregião dentro dos critérios do Programa Minas Consciente, informando que a macro Leste está classificada, nesse momento, como onda verde, com atividades essenciais em funcionamento, o que representa 66% das atividades econômicas. João Pinho também abordou as ações do Estado no enfrentamento do Novo Coronavirus, como a potencialização da estrutura, transporte sanitário, vigilância laboratorial, Sistema de Informação e Regulação além de informar sobre a compra de mil respiradores pelo Estado que serão distribuídos para as regiões do Minas Gerais.

João Pinho apresentou também a Matriz de risco da macrorregião com dados até o dia 31 de maio, que apontam uma tendência de aumento de quase 50% dos casos. “A região leste, que vinha apresentando um volume de casos com crescimento controlado, agora apresenta uma aceleração bem incisiva, com consequente aumento dos pedidos de internação e que requer bastante atenção por parte da SES-MG e também a necessidade de se manter o distanciamento social”, destacou.

Sobre aportes financeiros, o chefe de Gabinete destacou que já foram disponibilizados para a região leste, recursos que totalizam mais de 44 milhões de reais.

Créditos: Frederico Bussinger

Já o superintendente regional de Saúde de Governador Valadares, Rômulo Batista Gusmão ressaltou a preocupação com a situação epidemiológica do macrorregião. “Na última reunião do Comitê Macro Leste discutimos o número assustador de casos da Covid-19 que temos visto em nosso território. Antes, o foco principal era no município de Governador Valadares e, agora, se estende para outros municípios como Mantena, Aimorés e um surto recente no município de Alvarenga. Essa situação reforça ainda mais a importância das medidas de distanciamento social no controle da pandemia em toda a região”, alertou.

Na parte final da apresentação da SES-MG, o subsecretário de Gestão Regional Darlan reforçou a importância das medidas preventivas e de controle da doença. “Nenhum sistema de saúde, seja estadual, macro ou microrregional está preparado para lidar com a pandemia se não estiver associado a medidas de isolamento e distanciamento social. Neste momento, em que os indicadores demonstram que o pico da doença se aproxima, temos visto o esforço conjunto e dedicado de prefeitos e gestores dessa região naquilo que é muito importante nessa equação, que é a questão do aumento e reforço da capacidade hospitalar, para que não aja necessidade de intervenções piores como o bloqueio total”, finalizou.

Por sua vez a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS Regional) e gestora de saúde do município de Divinolândia de Minas, Ivanete Sara Andrade Coelho, fez um balanço da reunião online promovida pelo Estado. “A videoconferência ocorrida hoje foi bem esclarecedora e aponto como positiva, pois foi possível identificar a onda em que a região se encontra, bem como o número de casos até o momento e a taxa de ocupação de leitos na região. Uma grande preocupação dos gestores é o número de leitos de UTI para a Covid-19 ser inferior ao quantitativo necessário no pico da curva e ainda não podermos contar de imediato com a rede urgência para o transporte desses pacientes. Nesse sentido, a adesão ao programa Minas Consciente está sendo avaliada e discutida com cautela pelos municípios e por isso acho importante a interação e o canal direto da SES-MG com macro leste”, salientou.

Por Frederico Bussinger