Considerando a importância de trabalhar com ações integradas e eficazes no enfrentamento da Covid-19, técnicos da regional de Saúde de Barbacena vêm realizando, desde o mês de março, ações de monitoramento e orientações aos Comitês Municipais de Enfrentamento à Covid-19. A equipe conta com a coordenação de Silvania Roman, coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da regional, e as servidoras Daise Lúcide, Michele Passos, Rosiany Araújo e Priscila Sá, respectivamente dos setores de Auditoria, Governança Regional e secretaria da Direção.

Os comitês municipais foram iniciados sob a orientação da regional e são compostos pelos gestores municipais de Saúde e representantes das áreas de Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Atenção Primária em Saúde, Assistência Farmacêutica e Comunicação Social, acrescidos de instituições e organismos de interesse municipal. Os mesmos elaboraram Planos de Contingência para Enfrentamento à Covid-19 abrangendo medidas como a frequente análise do cenário atual e atualização do cenário do município e no contexto da micro e macrorregião, estimular as estratégias de prevenção e controle, atuação nas ações de educação em saúde, disseminação das informações técnicas; vigilância laboratorial, apoio nos sistemas e documentos de informação e preenchimentos de declarações de óbito, acompanhamento do número de casos testados, positivos, suspeitos, que evoluíram para óbito e que tiveram alta. Constam nos planos os processos de trabalho da equipe de saúde em seus níveis de complexidade conforme a capacidade municipal, ações de vigilância sanitária, de saúde mental, de vigilância epidemiológica e divulgação de boletim epidemiológico semanalmente.

Banco de Imagem Pixabay

Segundo a coordenadora Silvania Roman, as questões administrativas de recursos humanos são também abordadas. “A equipe da regional faz o acompanhamento dos municípios, tendo um técnico com um grupo de municípios fornecendo apoio técnico e monitorando todo o processo de enfrentamento continuamente. As modificações e atualizações dos planos, uma vez que são dinâmicos é feita por meio de anexos que são acrescidos de forma gradativa e vinculados ao nível de enfrentamento de cada município. O programa Minas Consciente também conta com orientação aos municípios, com intuito de proporcionar segurança na orientação dos Comitês Municipais para a gestão municipal”, explicou.

Por Priscila Rezende