A reunião, que aconteceu na última quarta-feira (03/06), por videoconferência, abordou ações de rotina, informações sobre a reabertura de atividades econômicas e ações prioritárias de Vigilância Sanitária relacionadas à prevenção do Covid-19 junto aos profissionais de Vigilância Sanitária da regional de Saúde de Uberaba (SRS Uberaba). Também foram emitidos alertas sobre o risco de disseminação da doença entre trabalhadores rurais e de indústrias e empresas que contam com grande número de funcionários ativos.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Vigilância Sanitária da regional de Saúde de Uberaba e responsável pela capacitação, Gisele Remy, as empresas e indústrias com grande número de trabalhadores, propriedades rurais e fazendas, estabelecimentos em beira de estrada, instituições de longa permanência, serviços de saúde, unidades prisionais e áreas livres de lazer com possibilidade de aglomeração, requerem ações prioritárias de prevenção ao Covid-19. Segundo ela, “esses estabelecimentos demandam identificação, inspeção e ações estratégicas de orientação com relação ao transporte, acesso, organização dos momentos de refeição, utilização de vestiários e monitoramento da condição de saúde dos trabalhadores e dos ambientes de trabalho. Sendo assim, produzimos um checklist para orientar os municípios”, disse.

Créditos: Sara Braga

Para a coordenadora de Vigilância Sanitária do município de Frutal, Walquiria Morais, a experiência e a relação estreita que a regional de Uberaba tem com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), ajudam muito na orientação de situações diversas de trabalho. Para ela, “a ferramenta de capacitação à distância viabiliza trocas sobre o enfrentamento às fragilidades de cada município, nesse período. Seria interessante que estes momentos acontecessem mensalmente, pois são realmente positivos no respaldo ao trabalho das nossas equipes”, conclui.

Por Sara Braga

Enviar para impressão