A reunião, que aconteceu na última quarta-feira (03/06), por videoconferência, abordou ações de rotina, informações sobre a reabertura de atividades econômicas e ações prioritárias de Vigilância Sanitária relacionadas à prevenção do Covid-19 junto aos profissionais de Vigilância Sanitária da regional de Saúde de Uberaba (SRS Uberaba). Também foram emitidos alertas sobre o risco de disseminação da doença entre trabalhadores rurais e de indústrias e empresas que contam com grande número de funcionários ativos.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Vigilância Sanitária da regional de Saúde de Uberaba e responsável pela capacitação, Gisele Remy, as empresas e indústrias com grande número de trabalhadores, propriedades rurais e fazendas, estabelecimentos em beira de estrada, instituições de longa permanência, serviços de saúde, unidades prisionais e áreas livres de lazer com possibilidade de aglomeração, requerem ações prioritárias de prevenção ao Covid-19. Segundo ela, “esses estabelecimentos demandam identificação, inspeção e ações estratégicas de orientação com relação ao transporte, acesso, organização dos momentos de refeição, utilização de vestiários e monitoramento da condição de saúde dos trabalhadores e dos ambientes de trabalho. Sendo assim, produzimos um checklist para orientar os municípios”, disse.

Créditos: Sara Braga

Para a coordenadora de Vigilância Sanitária do município de Frutal, Walquiria Morais, a experiência e a relação estreita que a regional de Uberaba tem com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), ajudam muito na orientação de situações diversas de trabalho. Para ela, “a ferramenta de capacitação à distância viabiliza trocas sobre o enfrentamento às fragilidades de cada município, nesse período. Seria interessante que estes momentos acontecessem mensalmente, pois são realmente positivos no respaldo ao trabalho das nossas equipes”, conclui.

Por Sara Braga