Durante reuniões entre representantes da SES-MG, Cosems regional e secretários municipais de saúde da macrorregião Vale do Aço, realizadas nos dias 28 e 29 de maio, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais chamou a atenção para a necessidade dos municípios da região aderirem de forma mais efetiva ao Plano Minas Consciente, uma vez que a maioria das cidades ainda não adotou os protocolos previstos pelo plano, ao mesmo tempo que tem sido observado uma queda nas medidas de isolamento. A SES-MG alertou que a combinação destes fatores pode trazer risco ao sistema de saúde local, uma vez que proporciona a aceleração do contágio da Covid-19.

Crédito: Raquel Ayres

“Entre os principais objetivos da secretaria, desde o início da pandemia, está à ampliação da capacidade assistencial dos municípios, trazendo mais equilíbrio e melhora na assistência à saúde de todos. Mas, temos tido mais casos da doença, agora, do que no início da pandemia. O que limita o aumento da transmissão do vírus é o distanciamento e as medidas de isolamento social. Por isso, é fundamental que o Plano Minas Consciente seja adotado e que a população continue fazendo sua parte ”, afirmou o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral. O Plano agrega dados econômicos e relativos à saúde pública e, por meio dele, a SES-MG faz o monitoramento adequado das atividades e dos possíveis impactos em relação ao crescimento da pandemia de Covid-19 e a capacidade do sistema de saúde de cada macrorregião.

O secretário ainda ressaltou que, apesar da rede assistencial do estado estar organizada por meio do Plano de Contingência de forma a atender a população também em relação à comorbidades que pioram o quadro da Covid-19, é essencial que os municípios continuem a adotar o distanciamento para evitar a progressão descontrolada da Covid-19. O chefe de gabinete João Pinho esclareceu que, apesar do Plano de Contingência, é importante observar que um pico elevado pode trazer sobrecarga ao sistema e, consequentemente, aumentar o número de óbitos; e é exatamente isso que a SES-MG quer evitar.

A intenção da SES-MG é de sensibilizar os prefeitos da região do Vale do Aço para a necessidade de manter o isolamento e o distanciamento social para a não propagação descontrolada da Covid-19, o que tem sido a ferramenta mais efetiva no combate à pandemia.

Por Raquel Ayres