A Secretaria de Estado de Saúde (SES) tem contado com o apoio de diversos órgãos públicos nas ações de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Dentre eles, destaca-se o apoio dado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), que desde o início contribui com sua expertise de gestão de desastre, cedendo alguns de seus talentos humanos para atuarem em conjunto com os profissionais da SES, no desenvolvimento de diversas ações.

Além deles, servidores públicos da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) e Secretaria de Estado de Governo (SEGOV), por exemplo, estão à disposição da SES formando um verdadeiro mutirão em prol da vida. Conheça um pouco mais sobre o trabalho que vem sendo realizado, através das estruturas descritas a seguir:

Comitê de Integração

O Comitê de Integração (CI) tem caráter tático, consultivo e integrativo. Suas reuniões buscam fomentar a colaboração dos órgãos do Estado de Minas e da União. Também promovem o compartilhamento e nivelamento de informações visando a execução de ações coordenadas dos partícipes, no contexto da COVID-19. Compõem o CI membros das Forças Armadas; da Polícia Militar; da Defesa Civil; do CBMMG; da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão; da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade; do Ministério Público do Estado, da FHEMIG e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS). Poderão, ainda, ser convidados para participar da reunião, a juízo dos membros titulares, especialistas e representantes de outros órgãos e entidades públicas ou privadas. Reformas e adequações para instalação de novos leitos nos Hospitais Júlia Kubitschek e Eduardo de Menezes, articulação da oferta de testes rápidos para os profissionais de saúde e segurança pública bem como operacionalização do telefone 155 – opção saúde, são alguns exemplos de medidas que envolveu a participação desse comitê.

Centro de Operações de Emergência em Saúde – COES-MINAS COVID-19

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, por meio da Resolução SES/MG nº 7.011, de 30 de janeiro de 2020, instituiu o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) para resposta técnica, oportuna e efetiva à Emergência em Saúde Pública ocasionada pelo novo coronavírus. O COES tem caráter emergencial, técnico e consultivo. Dentre suas atribuições, destacam-se a elaboração de Notas Técnicas, procedimentos e ações relativas à resposta rápida; o apoio e monitoramento dos municípios mineiros na estruturação das Vigilâncias e Assistências em Saúde; o monitoramento da situação epidemiológica de outras localidades para execução dos planos de ação em tempo; e a elaboração de meios para comunicação à população.

Força-Tarefa Gestão do Óbito

Foi estabelecida uma força-tarefa para gestão do óbito no contexto da pandemia da COVID-19. A força-tarefa tem por objetivo pensar, discutir, planejar e gerir os assuntos relacionados ao óbito, tais como a serviço de verificação e vigilância das mortes com relação aos cuidados com os corpos, declaração, codificação, investigação, acondicionamento e destinação. Após reuniões com diversos órgãos e atores nesse contexto, a força-tarefa desenvolveu o Plano Estadual de Contingência de Óbitos. O documento tem o propósito de fornecer recomendações aos gestores estaduais, municipais e profissionais envolvidos no manejo de corpos, no contexto do novo coronavírus. Busca cuidar, acelerar e facilitar a identificação e inumação dos indivíduos, evitar a contaminação dos profissionais, e esclarecer a causa da morte nos casos suspeitos da COVID-19, aperfeiçoando a qualidade da informação e a adoção de medidas de prevenção e controle da pandemia.

Sala de Situação

A Sala de Situação atua permanentemente na recepção de informações, análise estatística das bases de dados relacionadas ao sistema de saúde, preparação de gráficos, determinação de indicadores, produção de relatórios e informativos e monitoramento diário de tendências. Tem a finalidade de subsidiar: a comunicação com os demais atores e a gestão da situação da COVID-19, a tomada de decisões nos diversos níveis (político, estratégico, tático e técnico) tanto para o Estado de Minas Gerais, quanto para os municípios. A equipe presente na Sala de Situação é composta por profissionais que possuem formação acadêmica em diversas áreas do conhecimento (demografia, engenharia, programação, economia, ciências militares -prevenção e gestão de catástrofes, administração pública, epideomologia de paisagem, etc). Eles têm a função de receber, sistematizar, processar e disponibilizar as informações tratadas, por meio de aplicações que permite acesso mais amplo dos dados. O trabalho desenvolvido garantiu que Minas Gerais atingisse 100 pontos no índice de transparência da COVID-19.

Clique aqui e veja mais!

Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS)

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde atua em tempo real como rede integrada de Vigilância, Assistência e Laboratório para identificação, monitoramento e controle de eventos que ameacem a saúde da população no Estado. Dessa forma, é uma das principais portas de entrada de dados epidemiológicos da saúde estadual. Tendo em vista a importância da informação de qualidade e em tempo real na gestão da crise, um representante dos bombeiros na Defesa Civil passou por um período de duas semanas integrando a equipe do CIEVS, com o objetivo principal de entender os fluxos de informação da saúde. Durante esse período, foi possível ainda apoiar o recebimento, controle, qualificação e análise dos dados, além de propor melhorias de processos internos, sistematizando-os e fortalecendo-os, considerando a lógica de trabalho pré-existente.

Por Major BM Karla, Tenente BM Henrique, Tenente BM Munaier, Tenente BM Silveira, Tenente BM Torrezani, Tenente BM Bridi