O Comitê Macrorregional Sul COVID-19 teve nesta quarta-feira (27) sua 6ª reunião. Realizada virtualmente, contou com a participação de superintendentes e servidores das Regionais de Saúde de Alfenas, Passos, Pouso Alegre e Varginha. Além de membros de gestões municipais, Polícia Militar, Defesa Civil, Bombeiros, Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de MG (COSEMS) e Ministério Público.

Créditos: Thayane Viana

Até o momento do encontro, o Sul de Minas registrava 841 casos confirmados de Covid-19 e 35 óbitos confirmados. Cada regional apresentou os números de casos confirmados, óbitos em investigação e confirmados nos municípios de sua abrangência.

“Na Regional de Alfenas, por exemplo, que abrange 24 municípios, até o final de abril eram 19 casos confirmados. Hoje, são 56, registrando aumento de quase 200% em menos de um mês. Nós acreditamos que esse aumento deve-se a maior número de testagens que estão sendo realizadas e também ao Dia das Mães, quando muitas pessoas, mesmo com orientações contrárias, viajaram ou receberam familiares de outras regiões”, salientou a Coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Alfenas, Silnes Helena Diogo Marçal.

As Regionais também apresentaram seus Planos de Contingência Hospitalar de Enfrentamento à Covid-19.

Por Thayane Viana